Mentoria para Astrólogos Iniciantes – Em Grupo

Mentor - divagacoesligeirasUma das coisas mais difíceis que há é começar numa nova profissão, qualquer que seja a idade ou área escolhida. Enfrentar o “mercado” e o “mundo real” depois de sair da formação, curso, faculdade, etc., pode ser muito amedrontador, especialmente quando você está numa profissão que implica voo solo, atendendo pessoas, sem o suporte de uma empresa ou instituição. Eu já passei por isso algumas vezes. Mas foi mais desafiador com a Astrologia.

Quando comecei a minha prática astrológica, lá em 2011, eu tinha muitas inseguranças. Embora eu já viesse atendendo havia algum tempo, desde que tinha começado a estudar Astrologia, o peso de ter um diploma em mãos e de ter finalizado o curso, era bastante grande e eu me sentia um tanto desnorteada ao entrar nesse mercado em que o atendimento não tem “protocolos” tão claros quanto em outras profissões.

Esse começo foi difícil também porque algo muito peculiar da prática astrológica é que cada astrólogo vai olhar o mapa astrológico de um jeito muito próprio, ou seja, não existe uma única maneira ou um “protocolo”, uma única forma de olhar o mapa. Pelo contrário! Existem tantos métodos quanto existem astrólogos praticantes e, se por um lado isso é algo maravilhoso porque cada profissional que olha o mapa agrega informações novas sobre os mesmos temas, por outro lado, leva um tempo para o profissional da astrologia se encontrar dentro dessa consulta, desenhar seu próprio método de abordagem do mapa e se sentir seguro com esse método. Então a gente passa alguns “perrengues” e crises de insegurança até chegar ao ponto em que se sente mais confiante diante do cliente na nossa frente.

E exatamente por ter passado por tudo isso num momento que era muito delicado para mim – eu estava voltando para o Brasil depois de três anos fora, com uma profissão nova totalmente não convencional, me readaptando ao meu país de origem, no meio da crise de meia-idade e com essa insegurança de começar numa profissão nova – que eu sei muito bem como é se sentir perdida no começo. Eu cheguei a procurar, na época, alguém que me orientasse nesse início, com o serviço específico do que hoje é chamado mentoria, mas não encontrei. Então, desenhei meu caminho por conta própria – claro, eu me vali de materiais publicados por professores.

É por isso que eu decidi criar a Mentoria para Astrólogos Iniciantes! Com humildade, agradecendo a todos os meus mestres e a todos os clientes que já confiaram no meu trabalho, depois de dez anos de prática astrológica, creio que posso auxiliar astrólogas e astrólogos iniciantes ou mesmo estudantes, a encontrar o “seu jeito” de fazer Astrologia. Posso ajuda-los a delinear a maneira como querem atender e clarificar que tipo de astrólogo querem ser, ganhando autoconfiança em si, no conhecimento que já acumularam e na sua prática profissional.

Reprodução

A palavra MENTOR vem do latim Mēntŏr,ŏris, e do grego  Méntōr. Mentor era uma personagem da Odisseia,  era conselheiro e amigo de Ulisses. Quando Ulisses estava na guerra,  Palas Atena tomou a forma de Mentor para orientar e aconselhar Telêmaco, filho de Ulisses.  Outro mentor bastante conhecido na mitologia grega é Quíron, o centauro, que foi professor e mentor de vários dos semi-deuses e horóis gregos. O mentor é então um conselheiro e orientador, com mais experiência e conhecimento, o que o capacita a orientar a outros que estejam iniciando.

“Há, porém, evidências de que Mentor fracassou na missão que Odisseu lhe delegou. Não exerceu para Telêmaco os papéis de conselheiro, de guia e, de uma forma geral, não protegeu a família de Odisseu. Assim, as qualidades positivas que em geral a literatura atribui à figura de Mentor não poderiam estar ligadas ao Mentor personagem da Odisseia. O uso moderno da palavra ‘mentor’ está ligado à obra ‘Les Aventures de Télémaque’, do francês François de Salignac de La Mothe-Fénelon, publicada em 1699. Fénelon era tutor do neto e possível sucessor de Luís XIV, o Rei Sol. (…) O personagem Mentor de Fénelon é diferente do Mentor de Homero, pois age efetivamente, com sabedoria, assumindo o verdadeiro papel de educador, guia, provedor de ajuda, capacitador. Com a popularidade dessa obra, a palavra ‘mentor’ passou a ser utilizada em francês e em inglês como um substantivo comum, no início do século 18. Foi, portanto, graças a Fénelon que as modernas alusões dessa palavra foram estabelecidas”. (1)

A Mentoria para Astrólogos Iniciantes é composta de cinco encontros-base onde trataremos de temas cruciais para a formatação da prática astrológica. Cada encontro terá temas, como segue:

Primeiro encontro: A Astrologia como Profissão – Neste encontro tratamos das bases filosóficas que sustentam a Astrologia, que trouxeram você até aqui e que irão sustentar a sua prática. Vamos trabalhar temas como ética, as diversas orientações astrológicas e os vários arquétipos com os quais os astrólogos podem se conectar para nortear a sua consulta. Que tipo de astróloga/o você quer ser? Que tipo de linguagem você vai adotar na sua consulta? Como isso vai reverberar na imagem profissional que você vai vender e no cliente que você quer e vai atrair?

Segundo encontro: A psicologia do Atendimento + Dificuldades e Riscos – Neste encontro vamos tratar basicamente da dinâmica que se estabelece no espaço do atendimento entre o astrólogo e o seu cliente: a comunicação consciente e a comunicação inconsciente. Transferência e contratransferência, os complexos que podem se fazer presentes na consulta, a relação de poder, confidencialidade, sigilo etc. Trataremos também das dificuldades que podem surgir durante a consulta e dos possíveis riscos. Temas como julgamentos, limites, ética (novamente) previsões responsáveis (e irresponsáveis), jargão astrológico e outros possíveis problemas que podem aparecer no dia a dia e na prática, quando ainda não estamos tão seguros e confiantes.

Terceiro encontro: A Estrutura da Consulta Astrológica – Vamos trabalhar as diversas abordagens do mapa astrológico, incluindo um pouco de interpretação. Discutiremos a linguagem que utilizamos para traduzir a simbologia astrológica para uma linguagem que o cliente vai entender e, principalmente como você pode estruturar a sua consulta para que ela seja coesa, com começo, meio e fim, possibilitando atender seu cliente dentro da demanda que ele traz, de forma clara e objetiva.

Quarto encontro: Praticalidades – Depois de termos discutido as bases filosóficas, estruturação da consulta, riscos etc., agora vamos tratar das questões práticas: como “empacotar” adequadamente suas consultas (produtos), definindo os diversos tipos de atendimento que você gostaria e pode oferecer, tempo de duração da consulta, como colocar preços, como fechar a venda; se você dá ou não dá desconto; como preparar o seu espaço de atendimento seja ele físico ou virtual, etc. Como se comunicar de forma clara e direta com seu cliente. Se necessário, faremos exercícios sistêmicos organizacionais para definição de preços.

Quinto Encontro: Marketing e Comunicação – Desdobramento do encontro anterior, tratamos aqui também sobre questões práticas, tais como: como definir sua imagem, marca pessoal e comunicação institucional dentro do mercado. Como identificar sua Persona e qual a comunicação mais adequada para chegar a ela (como trabalhar o seu marketing e a divulgação para chegar até o seu cliente). O foco destes dois últimos encontros são as questões práticas da consulta astrológica, utilizando conceitos da Astrologia Empresarial aplicados ao seu mapa pessoal.

Além Desses cinco encontros principais, teremos dois encontros-bônus que acontecerão num sábado à tarde, com duração de duas horas e meia.  O Primeiro Encontro-bônus será essencialmente sobre exercícios sistêmicos que trabalharão a segurança e autoconfiança profissional. Faremos dinâmicas de Integração de Currículo e de Atualização de Valor. Se necessário, também podemos fazer exercícios para definição de preço ou outras atividades para fortalecer a confiança na sua prática.

O Segundo Encontro-bônus será de supervisão, onde alguns alunos poderão trazer o mapa de um cliente para fazermos supervisão da sua análise/interpretação. Ao fazer sua inscrição já sinalize se você tem algum mapa que gostaria de trazer para supervisão.

Informações Práticas: 

Onde e Quando: os encontros serão em tempo real, via Zoom, sempre às quintas-feiras, às 19h30 e terão duração de duas horas e meia, cada um. Caso você não possa participar neste horário, poderá assistir à versão gravada posteriormente. Datas: 16/09, 23/09, 30/09, 07/10, 14/10. A data do encontro-bônus será combinada com o grupo.

Como: os encontros serão compostos de material explanativo/teórico, mas também de exemplos práticos e discussões de dúvidas dos participantes do grupo. Você terá ainda acesso a materiais diversos de suporte à interpretação do mapa astrológico.

Para quem: a Mentoria para Astrólogos Iniciantes, como o próprio nome diz, é desenhada para auxiliar astrólogos recém formados a estruturar sua prática astrológica com segurança. Porém, é aberta a estudantes em geral – inclusive estudantes autodidatas – ou astrólogos já atuantes que gostariam de obter mais confiança em questões específicas.

O carrinho de vendas será aberto no dia 08 de setembro, às 14:30 no horário de Brasília, aqui mesmo neste site. 

“Quero me inscrever, como devo proceder?”

  • Preencha o formulário de pré inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3Qe6xr-qN9tnbKKiQRpiFJCQ5ByokPN3WSSkVENRrXaSHGg/viewform?usp=sf_link

Entre no grupo de pré inscrição, no whatsApp:

https://chat.whatsapp.com/G56qFxziocb2oBZina7Q51

Acompanhe a divulgação nas minhas redes sociais! Farei uma sequência de lives no Instagram e YouTube de 04 a 08 de setembro, já trazendo conteúdos importantes para você “degustar”. 

E quem sou eu? Abaixo segue um resumo das minhas formações e experiência na astrologia:

Sou formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado por Liz Greene e Howard Sasportas. Estudei no CPA de 2008 a 2011, fazendo parte da última turma do Diploma Curso desta escola. Voltei ao Brasil em 2011, onde tem trabalhado como astróloga desde então. Atendo pessoas do Brasil e do mundo com consultas diversas, via Zoom. Veja a sessão “Sobre” para saber mais sobre a minha formação e experiência.

 

Te espero lá!!

(1)  https://www.erlich.com.br/de-onde-realmente-vem-a-palavra-mentor/

 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!