Sol em Libra – Equinócio de Primavera

O Sol entrou em Libra às 16h21min BSB – 20h21min Portugal – sinalizando o Equinócio da Primavera no Hemisfério Sul e de Outono no Norte. Equinócio vem do latim aequus + nox e significa “noites iguais”.

O caminhar aparente do Sol ao redor da Terra determina as estações do ano e é a referência para o Zodíaco Tropical. O ingresso do Sol nos signos cardinais marcam mudança sutil na vida na Terra, são dias que funcionam como portais – não são ‘portais mágicos’, mas um momento de transição significativa: saímos de uma estação, um modo específico de estar no mundo, para outro diferente.

No Sul, estamos saindo do inverno, uma estação mais introspectiva, fechada, de repouso e resguardo – não que o humano moderno respeite esse ritmo na vida enlouquecida de hoje, mas a simbologia permanece – e entramos na primavera, abertura e retorno à vida exterior, um momento em que a terra volta a se expressar “para fora”: a natureza floresce e se oferece à vida em forma de flores, preparando-se pra outro momento lá em dezembro, o verão.

Cada estação é composta de três meses, que correspondem a três signos, cada um deles de um elemento diferente, mas, principalmente, de ritmo diverso: cardinal, fixo e mutável. A estação começa com o signo cardinal, que dá a arrancada, que significa um novo começo, ação, impulso, iniciativa. Depois adentramos num signo fixo, que traz sustentação e continuidade para aquela ação que foi iniciada no cardinal. E finalmente chegamos ao signo mutável, que conclui ou altera e adapta essas ações e prepara a transição para a próxima estação.

Hoje o Sol entrou num signo cardinal, de ar, que é Libra, onde a ação é uma ação social, é uma ação de civilidade ou, talvez até, civilizatória! É uma ação que começa na elaboração intelectual e depois se manifesta nas relações. É um tempo para olhar mais de perto para as relações de um modo geral, para tudo o que faz com que o ser humano seja este ser gregário e social ou, na ordem contrária: tudo o que o ser humano faz na vida e no mundo, exatamente por ser um ser essencialmente gregário, por precisar de relacionamento e interação social e por ser interdependente. Pois é! Temos essa ilusão imensa de achar que somos totalmente independentes de outros e a verdade é que não somos! Precisamos ter uma dose saudável de autossuficiência, sim, mas é ilusão pensar que não precisamos de ninguém, mesmo que seja de forma indireta. Sempre precisamos uns dos outros!

O signo de Libra simboliza justamente esse espaço e tempo de viver as relações, onde somos convidados a pensar sobre o lugar da alteridade na nossa vida: como enxergamos o outro, como vamos ao encontro do outro, como negociamos e cedemos um pouco na nossa vontade pessoal para chegar à conciliação com a vontade pessoal desse outro que é parte da nossa vida e do nosso caminhar. Nas próximas quatro semanas o tema das relações e parcerias ocuparão bastante nossos pensamentos, energia e atividades e certamente chamará bastante a nossa atenção, assim como os assuntos da casa onde temos o signo de Libra no mapa natal.

No mapa de ingresso, a Lua está na fase Cheia, no signo de Áries, oposto a Libra, salientando a polaridade Áries-Libra, que se ocupa justamente de relacionamentos. A Lua se opõe a Mercúrio e quadra Plutão em Capricórnio, que é foco de uma T-Square: para que as relações sejam verdadeiras e significativas é preciso equilibrar mente consciente e inconsciente, as necessidades pessoais e as demandas do outro, isso tudo sem disfarces, esquemas velados, manipulações ou jogos de poder – e se não houver honestidade, nós nos encontraremos vivendo o tipo de dinâmica insalubre e tóxica que todos dizem querer evitar conscientemente: infantil, abusiva, compulsiva e codependente.

A Lua também está numa conversa animada e expansiva com Júpiter, o que pode ampliar as possibilidades de viver as relações com mais liberdade e ainda pode indicar o indivíduo tenho maior abertura e socialização no coletivo os próximos meses.

Vênus, regente de Libra, está em Escorpião, em oposição a Urano em Touro e imprime uma atitude que oscila nos extremos do quero-não-quero-desquero-mudei de ideia! Me abraça forte x você tá me sufocando! Essas ambivalências são humanas e todos as vivenciamos de um jeito ou de outro, mas se não fazemos esforço para integrar os extremos, nós abandonamos ou somos abandonados de forma abrupta e radical.

Em termos individuais é um ciclo trimestral bastante intenso e volátil, com forte enfrentamento de vontades e desejos conflitantes.

Já no sentido coletivo, é mais um período sujeito a notícias chocantes, extremismos nos espaços públicos (Vênus-Urano no eixo 3-9), além de oscilações na economia e nas instituições, já que a T-Square Lua-Mercúrio-Plutão ocorre entre casas 2-8-11 – como diz aquele meme: o brasileiro não tem um minuto de paz! A conjunção Sol-Marte em Libra, entre a 7 e a 8, está em bom contato com Saturno na 12 – por mais que seja um aspecto de harmonia, pode significar acordos não muito nobres, visto que Saturno está na 12 e ainda rege a 11, das instituições. Talvez tenhamos alguma estabilidade na política, mas isso favorece a quem mesmo?

Resta-nos fazer o esforço – sempre – de estar conscientes e, a partir disso, agregar algo de valor à consciência coletiva!

Feliz Equinócio para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!