Fogos de Marte e Gases de Netuno – Marte retrógrado por Gêmeos*

MARTE é uma das grandes vedetes dos espetáculos astrológicos de 2022, porque é ele quem acende o pavio preparado pelos planetas mais lentos com suas configurações épicas! Eu comecei a escrever um artigo sobre o Ciclo de Marte de 2022, depois incluí a retrogradação e acabou virando cinco artigos! Este aqui é o primeiro e a introdução, analisando Marte principalmente na Astrologia natal individual. Na sequência teremos Disparos Localizados: Marte Retrógrado no Brasil e no Mundo, Ação Localizada: o Ciclo de Marte de 2022; Marte no conflito Rússia-Ucrânia e ainda Marte Fora dos Limites do Sol.

Marte – Maria Eunice Sousa

Marte na Astrologia Mundial

O planeta Marte, como todos os outros, tem vários papeis e atribuições na astrologia natal: simboliza a libido, assertividade, vontade, impulso para a ação e execução da vontade solar; agressividade, capacidade de defesa e de ataque. Na Astrologia Mundial, “em nível arquetípico, Marte também representa a necessidade coletiva de uma nação de ter inimigos e de se expressar agressivamente. Também mostra o que ajuda uma sociedade a crescer e se afirmar. Pode funcionar divisivamente e mostrar a violência interna, dos atos sociais e criminais, aos motins e rebeliões”, dizem Campion, Baigent e Harvey, no livro Mundane Astrology (1), com tradução livre minha.

Além desses significados gerais nos mapas de países, Marte também é um disparador ou ativador de configurações cíclicas que se formam entre os planetas lentos. Por isso seus movimentos pelo zodíaco e por declinações são cuidadosamente observados pelos astrólogos de Astrologia Mundial.

Marte disparando em 2022

Confirmando isso, em 2022 Marte novamente torna-se destaque em vários momentos: entre fevereiro e março, conjunto a Vênus e Plutão potencializa tensões em várias regiões do planeta, inclusive Rússia-Ucrânia; em maio, turbinando a conjunção Júpiter-Netuno, mesmo em conjunção ampla; ao fim de maio, conjunto ao hóspede ilustre, Júpiter – neste período ele iniciou um novo ciclo por declinação; em fins de julho/início de agosto, quando formou uma super configuração com Urano e Nodo Norte, em quadratura a Saturno – tensões entre China e EUA, devido à visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA, a Taiwan; e agora, nos últimos meses do ano ele protagoniza mais alguns espetáculos, adicionando tensão a um céu já bastante explosivo: Marte retrograda em Gêmeos de 30 de outubro de 2022 até 12 de janeiro de 2023.

Embora a retrogradação de Marte seja a segunda mais rara, por ocorrer com menos frequência – a primeira é a de Vênus –, este é um evento regular, que ocorre a cada dois anos, aproximadamente. Ocorre que na sua retrogradação Marte geralmente “gatilha” alguns pontos já sensíveis no céu do período e os planetas com que faz aspecto durante este ciclo são também disparados por este movimento. Escrevi um artigo lá em 2015 sobre a dinâmica geral de retrogradação de Marte, que voê pode acessar neste link.

Marte retrógrado: Brasília, 30/10/2022, 10:26.

Marte em Gêmeos entre 2022 e 2023

Devido à retrogradação, Marte terá um trânsito extraordinariamente longo por Gêmeos: sete meses, quando seu trânsito normal é de 40 a 45 dias por um signo – Marte fica em Gêmeos de 20 de agosto de 2022 até 25 de março de 2023, quando finalmente ingressará em Câncer! Sua retrogradação se dará de 25°36’ a 08°07’ de Gêmeos – isso quer dizer que ele transitará este percurso TRÊS VEZES: direto, retrógrado e direto novamente. Neste caminho ele faz sextil a Quíron, trígono a Saturno e, principalmente, quadratura a Netuno – todos esses aspectos ocorrem TRÊS VEZES! Marte estará ainda em quadratura a Júpiter, recém ingresso de volta em Peixes, e em quincôncio a Plutão, embora estes aspectos só se completem em 2023, após a volta de Marte ao movimento direto.

Tempo de revisar a ação

A retrogradação de um planeta sempre implica um tempo de revisão e reavaliação nos seus assuntos, desde a retrogradação anterior – neste caso, a última foi de 08/09 a 13/11/2020, em Áries; “segundas chances celestiais para revisitar assuntos antigos e retraçar nossos passos e colocar as coisas de volta aos seus trilhos”, diz Frank Clifford (2); para recuperar oportunidades que se julgava perdidas; corrigir erros e enganos; um tempo em que os assuntos do planeta estão em grande destaque. No caso de Marte, se reavalia a forma de afirmação, defesas, ataques, ações agressivas ou mesmo bélicas. Contudo, períodos de retrogradação de Marte indicam possíveis bloqueios à ação, o que pode gerar muita frustração, pois o ego não consegue realizar seu desejo no tempo ou da forma pretendida. Por sua vez, a frustração é uma usina de irritação e carece de muita maturidade para que se lide com ela de maneira produtiva. Marte retrogradando também indica maior propensão a conflitos egoicos e de poder, afinal o Sol, o rei/governante, fará oposição ao seu braço direito e general! Além disso, Marte retrograda em quadratura a Netuno, um dos aspectos mais difíceis de Marte lidar, pois é de natureza completamente oposta à de Marte, negadora dos princípios marciais!

O movimento em marcha a ré de Marte também se salienta porque este planeta é corregente de Escorpião, onde teremos um eclipse solar no dia 25 de outubro! Embora Marte não esteja ainda retrógrado por ocasião do eclipse, ele já estará estacionando, extremamente lento, imprimindo maior tensão à dinâmica do eclipse, já naturalmente exacerbada.

Os aspectos!

Desolação – Joseph Llimona, escultor catalão – Imagem de Silverfin75 – Own work, https://commons.wikimedia.org/

Marte-Netuno, quadratura – O principal aspecto que Marte faz durante sua retrogradação daqueles que se repetem três vezes, é a quadratura a Netuno, porque é a mais tensa e porque Netuno é o mais lento. Classicamente, Marte em tensão a Netuno fica bastante debilitado, pois Netuno dilui e dissolve as forças e a vontade marciais – isso pode se manifestar como falta de energia, desmotivação, desânimo, preguiça, ação desorientada e inefetiva, dúvidas acerca da validade desta ação; pode haver grande dificuldade de se defender ou defender os próprios interesses, às vezes implicando em grandes sacrifícios da vontade pessoal; pode significar paranoia, pois Netuno confunde e torna tudo nebuloso e Marte já não sabe de onde vem o perigo e se vem de qualquer lugar, qualquer um pode ser o inimigo; pode significar ainda sonhos quiméricos e completamente irrealizáveis. O aspecto a Netuno pode atrapalhar aquela revisão de atitude que queremos fazer e talvez ela seja mais clara a partir de meados de dezembro, quando Marte já terá se afastado de Netuno.

Esse aspecto também já está se manifestando na intolerância religiosa que tem se visto pelo Brasil, provocada pela polarização política. Nas últimas semanas vimos crescer o número de ataques a templos católicos, imagens sacras e mesmo a autoridades religiosas que ousam se posicionar contra o atual governo. Em outras orientações religiosas, tem-se sabido também de pastores assediando fieis para votarem nos candidatos determinados por eles, numa clara violação de seus papeis de guias espirituais, quebrando completamente a confiança de seus guiados, numa postura violenta contra o direito de escolha daqueles a quem deveriam proteger.

Entretanto, mesmo nos aspectos tensos, há grande criatividade, imaginação, ideais altruístas e até potencial para buscas metafísicas. É um excelente aspecto para quem trabalha em profissões de ajuda ou faz algum tipo de serviço voluntário e humanitário. Com Marte em aspecto a Netuno precisamos renunciar ao querer egóico individual e nos render à Vontade Superior, qualquer que seja o nome que queiramos dar a Ela. Não se faça a minha, mas sim a Tua vontade! Datas: 26/09 a 06/12; 28/02 a 20/03 – como Marte retrograda a poucos graus da quadratura exata, o primeiro e segundo aspectos ocorrem próximos.

Marte-Saturno, trígono – Normalmente, Saturno é outro aspecto “da pesada” para Marte lidar, pois pode significar bloqueios e frustrações, mas no caso do trígono, Saturno ajuda a disciplinar a força e ação marcial; adiciona paciência, responsabilidade, disciplina e consistência. Neste caso em específico, traz senso de realidade e discernimento, que ajuda a diminuir a confusão netuniana. Datas: 15/09 a 08/10; 24/11 a 06/12; 22/03 a 06/04/2023 – este último aspecto já ocorre com Saturno em Peixes (entra em Peixes em 07/03/2023) e Marte em Câncer.

Aquiles fazendo bandagem no braço de Patroclos – By Sosias (ceramista, assinado). Atribuído também a Kleophrades Painter (Robertson) ou Euthymides – Wikimedia Commons

Marte-Quíron, sextil – aspecto de apoio e suporte e Marte é o dispositor de Quíron atualmente – sempre que Marte faz aspecto a Quíron, temos uma ênfase extra dos temas do trânsito de Quíron por Áries (abril-setembro/2018 e fev/2019-jun2026 e out/2026-abr/2027), que tratam da consciência da ferida individual; a ferida na existência, como experiência de limitações; o herói ferido; as lideranças frágeis, ou lideranças que ferem e violam a existência individual – entre muitas outras coisas. Este aspecto ajuda a reconhecermos fragilidades no nosso modo de ação e percebermos que não somos invencíveis, aceitando isso com maturidade; não somos super heróis e nem temos que ser; traz serenidade para lidar com nossa humanidade e as limitações inerentes a ela; ajuda a lidar com egos feridos; percepção de que muitas vezes o sofrimento nos humaniza; pode ajudar a restaurar a autoconfiança antes do último embate com Netuno! Datas: 11 a 23/09; 08/12/2022 a 21/02/2023 – Marte estaciona para voltar ao movimento direto em sextil a Quíron, por isso esse aspecto fica formado entre início de dezembro e fins de fevereiro.

Marte Plutão, quincôncio – Plutão é considerado a oitava mais elevada de Marte, eles têm natureza parecida, um potencializa o outro. Mas em quincôncio há fortes incongruências: a tendência é de forçar a barra sem perceber, de tentar se impor aos outros, porém, esse impulso vai e vem de maneira irregular e nem sempre nos damos conta, assim, outros reagem prontamente e se estabelece uma queda de braços não muito direta, a tensão é evidente, mas não sabemos direito o porquê, de onde vem. Ou seja, há uma ameaça à espreita, mas nem sempre conseguimos lidar com ela diretamente. Esse aspecto não ajuda na dinâmica já estabelecida de Marte-Netuno e exigirá maior autopercepção para que os conflitos não se exacerbem mais. O aspecto não fica exato no ciclo de retrogradação de Marte, mas chega a menos de um grau, portanto, funciona de maneira potente. Ficará exato em 25/03/2023, com Plutão já a zero de Aquário e Marte a zero de Câncer. Período de atuação: 20 a 30 de março – neste príodo poderemos ter novos gatilhos sendo disparados.

Mercúrio-Marte, trígono separativo – Este aspecto acontece antes da retrogradação de Marte, no dia 26, mas é importante porque Mercúrio é o dispositor de Marte – é sempre bom estarmos em bons termos com o dono da casa que estamos alugando, certo? Se precisamos alterar alguma coisa ali na casa, há abertura para conversar com o locador do imóvel! Isso ajuda Marte a funcionar com mais confiança, apesar dos demais desconfortos.

E no seu mapa?

Para saber como utilizar essa movimentação de Marte a seu favor, verifique onde você tem o signo de Gêmeos, particularmente de 8 a 25 graus. Individualmente, essa retrogradação pode indicar a necessidade de se rever atitudes e posicionamentos acerca dos assuntos da casa por onde ele retrograda. Talvez se precise voltar atrás em empreendimentos que se realizou nos últimos meses, ou ainda se está realizando – isso não precisa ser ruim, talvez seja exatamente a oportunidade que você queria para revisar muitas coisas nesta esfera. Questões antigas podem voltar à baila – um amor do passado, por exemplo, se isso acontecer nas casas 5 ou 7.

Contudo, é importante estarmos cientes de que a retrogradação implica também em desaceleração, e as coisas regidas por este planeta passam a funcionar num ritmo diferente do usual, podendo indicar frustrações no desenvolvimento dos assuntos regidos por ele ou da casa por onde ele está passando. Podemos nos sentir desanimados ou desorientados temporariamente no período, ou simplesmente muito cansados, mas, novamente: pode ser apenas a oportunidade de confirmar se estamos no caminho certo e se estamos utilizando a forma correta de realizar esses projetos. Em alguns casos, teremos que exercitar o máximo da nossa paciência e capacidade de espera e lembrar que ficar cansado é normal, especialmente se você tem trabalhado com muito foco e ainda lidando com dificuldades em outras áreas de vida. Porém, quando ficamos cansados, é hora de descansar e refazer as forças e não de desistir; “é exatamente neste momento de exaustão, quando estamos prestes a desistir, que chegamos a grandes insights, então, aprenda a descansar, ao invés de desistir!”.

Quer saber o que a retrogradação de Marte pode significar no seu mapa, que aspectos fará e os impactos que isso pode ter na sua vida prática? Agende uma consulta: psicologica.astrologia@gmail.com – vamos escutar com audácia atenciosa o que esse Marte tem a dizer para VOCÊ?

Marte volta ao movimento direto em 12 de janeiro de 2023, a 8°07′ de Gêmeos. Estará em sextil a Júpiter em Áries e trígono a Vênus em Aquário.

Os pontos mais nevrálgicos da retrogradação são exatamente os pontos de estacionamento: os graus 25°36′ e 08°07′ de Gêmeos. Quem tem planetas ou ângulos entre 22 e 28 ou 5 e 11 dos signos mutáveis (Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes) sentirá essa retrogradação de forma mais intensa. Os períodos mais críticos estão sinalizados na análise dos aspectos.

Nos próximos dias publicarei os demais artigos.

Referências:

*O título deste artigo é uma paráfrase de um título de capítulo de Jim Lewis, falando de Marte e Netuno na Astrocartografia.

(1) BAIGENT, Michael; CAMPION, Nicholas; HARVEY, Charles – MUNDANE ASTROLOGY – London, UK, Thorsons, 1992

(2) CLIFORD, Frank – Getting to the heart of your chart; planying aastological detective – London, Flare Publications 2012.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Fogos de Marte e Gases de Netuno – Marte retrógrado por Gêmeos*

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!