As 12 Noites Sagradas

Adorazione-Magi1As doze noites Sagradas compreendem as noites que vão do Natal até o dia da Epifania do Senhor, o Dia de Reis. O Natal marca o nascimento do Filho do Homem, já a Epifania marca o nascimento do Filho de Deus. Remonta aos mistérios do cristianismo antigo e sua ligação com os 12 signos do Zodíaco e ainda à jornada santa que os Reis magos fizeram para ir encontrar o Menino Deus, guiados por uma estrela, astrólogos que eram. Neste período sagrado muitas bênçãos são derramadas, de acordo com a antiga tradição cristã, para aqueles que estão vigilantes. E de fato, é um período que tradicionalmente estamos mais meditativos e reflexivos, seja pelo tempo do Natal Cristão, seja pelo fim de um ano e início de outro. Em 1911 Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, idealizou uma jornada meditativa para este período baseada nos 12 signos do Zodíaco. Não tive acesso aos escritos de Steiner ainda, então pesquisei em fontes diversas na internet, os sites e blogs estão relacionados ao fim do post (recomendo particularmente os áudios do site http://mirnagrzich.com.br/12-noites-santas/).

Steiner relaciona os signos com as três hierarquias espirituais, que se dividem em nove grupos de seres celestiais e que podem, inclusive, ser visualizadas nos portões sul da Catedral de Chartes, na França, uma catedral gótica do século XIII. Estas hierarquias são mencionadas em um manuscrito antigo atribuído a Dionísio, o Aeropagita, que teria fundado a primeira escola cristã esotérica na antiguidade. Primeira hierarquia: Serafins, Querbins e Tronos. Segunda hierarquia: Kyriotetes, Dynamis, Exusiai. Terceira hierarquia: Arqueus, Arcanjos, Anjos.

Como Não li o material de Rudolf Steiner, não vou seguir sua proposta desta vez. Mas sempre quis fazer a jornada das 12 noites, desde a primeira vez em que ouvi falar dela. Como a minha orientação é astrológica, vou focar nos signos, e a cada dia/noite trabalharemos um deles, trabalhando seus temas básicos e uma meditação.

reismagos

A proposta é vivenciar este período de forma profunda, aproveitando para meditar sobre os símbolos do Zodíaco e seus significados. A cada dia ou noite, escolha um horário em que possa se aquietar e meditar sobre isso, utilizando imagens, música, textos. Na sua meditação e vivência você pode expressar-se conforme sentir necessidade, através do desenho, pintura, escritos, dança, colagens, etc. O importante é entrar em contato com a energia do signo e vivenciá-la intensamente. A cada dia observe o que acontece e perceba que a energia do signo estudado se manifestará de formas diversas, é só estar atento. É importante observar os sonhos que ocorrerem durantes este período também, porque eles podem trazer mensagens preciosas.

A primeira vez que entrei em contato com a idéia das 12 Noites Sagradas foi através de Melanie Reinhart, ainda em Londres. Reinhart conduz um retiro anual em Bali cuja proposta é exatamente uma imersão nas 12 Noites e nos arquétipos zodiacais. Nunca tive o privilégio de ir, mas achei a idéia formidável!

trio-de-velas-decorativas-aluzza_MLM-F-2603273527_042012

Confesso que me atrapalhei um pouco com o processo. A jornada das 12 Noites Sagradas deveria começar na noite do dia 25 de dezembro e terminar na noite do dia cinco pra seis de janeiro. Meu Mercúrio retrogrado às vezes me prega peças e me pego perdendo o tempo das coisas, ou tendo um insight depois que a hora já passou. De qualquer forma, resolvi fazer mesmo assim e iniciar hoje, dia 26 de dezembro, terminando no dia seis de janeiro, o Dia da Epifania do Senhor. Como não tive acesso aos textos originais, isso será um aprendizado para mim, algo como “aprender a fazer fazendo”, o que na verdade funciona no meu caso, já que sou extremamente cinestésica.

Então, neste ano convido você a me acompanhar nesta jornada Zodiacal Sagrada por 12 dias e noites. A cada dia publicarei no blog um texto sobre o signo do dia, com uma meditação. O leitor é convidado a fazer a meditação na hora que lhe for mais conveniente. Ficarei muito grata se trouxerem feedbacks a respeito de suas vivências e eventuais manifestações concretas das meditações (desenhos, textos, etc).

battista agnese

Rudolf Steiner idealizou o processo começando por Peixes e indo em sentido anti-horário, ou seja, terminando em Áries. Grupos diversos que já trabalharam com o processo das 12 Noites Sagradas o iniciam de formas diferentes. Outros grups preferem iniciar com Áries, o arquétipo primeiro da Iniciação. Ao contrário de Steiner, decidi começar com um signo Cardinal, o modo da iniciativa. E já que é dezembro, o signo de nascimento do Cristo conforme a tradição, achei por bem começar com Capricórnio, o signo da Cabra e que traz como um dos seus temas a redenção e a crucificação na matéria.

Aguarde ainda hoje o primeiro post, sobre Capricórnio!

A programação das 12 Noites Sagradas é esta: 

26/12 – Capricórnio

27/12 – Aquário

28/12 – Peixes

29/12 – Áries

30/12 – Touro

31/12 – Gêmeos

01/01 – Câncer

02/01 – Leão

03/01 – Virgem

04/01 – Libra

05/01 – Escorpião

06/01 – Sagitário

Aguardo você aqui, dia a dia!

Sites e blogs pesquisados:

Clique para acessar o 12HN-GenericALL.pdf

Festas Cristãs: http://www.festascristas.com.br/12-noites-santas/12-noites-santas-textos-diversos/483-as-doze-noites-santas-edna-andrade

http://mirnagrzich.com.br/12-noites-santas/

http://wn.rsarchive.org/Lectures/Christmas/19111226p01.html

As 12 Noites Santas

http://adrianakouliasblog.blogspot.com.br/2010/12/twelve-holy-nights-piscesfishes.html

http://www.mermaid-uk.net/12dayscapricorn.htm

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

11 thoughts on “As 12 Noites Sagradas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!