Lua Nova em Touro – Estabilidade Interior

Depois de duas semanas complicadas e bem pesadas, iniciadas a partir da Lua Cheia em Escorpião em condição wobble, hoje começamos um novo ciclo com a Lua Nova em Touro – 15 de maio de 2018, 08h49min para Brasília e 12h49min para Lisboa. Será que o clima melhora?

O signo de Touro é Terra e fala de nossa relação com o mundo material, com os recursos, com o dinheiro, o corpo, o prazer. Touro é forte, firme e estável, investe naquilo que é seguro e previsível. É também um signo que propicia a estabilização e solidificação das coisas: tem estamina, foco e perseverança. Dessa forma, sinaliza um período ótimo para darmos “corpo” e sustentação para nossos projetos, de investirmos com mais confiança, mas também bom senso, sem correr riscos desnecessários. É também momento de ruminar sobre as novas intenções que queremos lançar neste ciclo – as intenções devem ser lançadas e projetos iniciados somente daqui a três dias – e trabalhar para organizar melhor nossa vida material e gerir melhor nossos recursos.

A Lua Nova ocorre em trígono a Plutão e a Marte em Capricórnio, sugerindo mais energia e impulso realizador e, mesmo que Touro não seja afeito a mudanças, há boa capacidade de modificar o que não está funcionando.

Lua Nova em Touro – Brasília, 15 de maio de 2018, 08h49min

Vênus, regente da Lua Nova, está em posição de destaque no mapa levantado para Brasília. Está em Gêmeos, conjunta ao Ascendente. Em Gêmeos ela nos diz que nossas realizações dependem de estarmos bem informados, de sermos curiosos e buscarmos novas oportunidades, de fazermos contato com o meio, de fazermos boas conexões, de termos leveza e bom humor, mesmo quando enfrentarmos problemas. Além de estar conjunta ao Ascendente, Vênus faz bi quintil a Marte em Capricórnio e a Júpiter em Escorpião e ambos, Marte e Júpiter também estão em quintil. O aspecto a Júpiter traz fé, entusiasmo, expansão e crescimento e também bom humor, além de acrescentar uma certa profundidade, já que Júpiter está em Escorpião; já o aspecto a Marte garante força, empenho e energia para levar os intentos e realizações a cabo!

Esses aspectos, quintil (72 graus) e bi quintil (144 graus) são aspectos formados quando se divide o círculo por cinco e estão alinhados com a teoria dos Harmônicos e se relacionam com o próprio ciclo de Vênus, para quem o número cinco é um número mágico. Estes aspectos são extremamente criativos e falam de dons naturais, de estilo e do tipo de arte que nos atrai. John Addey, citado por Sue Tomkpins em Aspects in Astrology (1), diz que “todo artista (usando essa palavra para incluir todo tipo de arte humana, seja escultura, o arquiteto, o cozinheiro, o político, o médico) contempla uma ideia ou ideal ou um princípio formal e, desejando expressá-lo, pergunta a si mesmo como ele pode torná-lo realidade manifesta”. Assim, estes aspectos falam da grande possibilidade de nos sintonizarmos com nossa criatividade, nossos dons e genialidade e manifestarmos tais dons de forma muito concreta. Estes aspectos também têm uma qualidade mercurial e falam da genialidade e capacidade de domínio da mente, de impor a mente sobre o mundo e com isso modificá-lo.

Vênus também está Fora dos Limites do Sol, de cinco de maio até sete de junho – essa condição pode adicionar propensão a nos mover apenas pelo prazer e pela autoindulgência e ainda pode significar ansiedade, inquietação, dificuldade de nos disciplinarmos. Quando Fora de Limites, o planeta se torna primitivo e indomável, fora de controle – aqui precisaremos domar nossos instintos, a indolência, a oscilação de humor ou de ânimo e a tendência à dispersão, especialmente porque Netuno também está destacado nos Pontos Médios: Netuno está no Ponto Médio entre a Lua Nova e Saturno e entre Mercúrio e Marte, demandando atenção e vigilância quanto a sentimentos de inferioridade, depressão, melancolia, falta de confiança, além da propensão a planos muito fantasiosos e escapistas e pendor para enganar aos outros ou a si mesmo, mesmo que inconscientemente. Essa posição extremada de Vênus também implica dificuldades na diplomacia e nas conversas, especialmente considerando-se que ela vai estar Fora de Limites quando fizer oposição a Saturno, daqui a alguns dias.

Positivamente, Vênus Fora de Limites sugere que a criatividade e a genialidade ficam ainda mais acentuada e a possibilidade de fazer associações. Tendemos também a pensar diferentemente da maioria e isso provavelmente acentuará o trânsito de Urano por Touro durante este período. O que precisamos é ficar atentos quanto à nossa divergência em relação ao mundo, quando isso é saudável e quando é apenas rebeldia vazia, derivada de pura insegurança – insegurança, aliás, também sinalizada pela sesqui-quadratura que a Lua Nova faz a Saturno em Capricórnio.

Ingressão de Urano em Touro – Brasília, 15 de maio de 2018, 12h17min

Contudo, um outro dado deixa uma incógnita: o fato de Urano ingressar em Touro apenas algumas horas depois da Lua Nova. Urano tem uma natureza completamente oposta à de Touro e este é o signo do seu detrimento, exatamente porque são tão diferentes. Toda a estabilidade e placidez almejadas por Touro ficam ameaçadas quando Urano chega. E as promessas da Lua Nova podem passar por questionamentos, ter que sofrer ajustes, adequações a uma nova realidade. No mapa da Lua Nova, Urano está exatamente a 29°59’ de Áries, no último grau e último minuto, uma posição bastante extrema, indicando que algo está prestes a se modificar radicalmente, de que maneira, não sabemos ainda. É muito simbólico que Urano ingresse num novo signo logo depois de uma Lua Nova, como se dissesse que algo realmente novo acontece, como se tivéssemos de fato, novas oportunidades de renovar a vida, embora talvez tenhamos que renovar a partir dos escombros da destruição Uraniana! Vamos ter que pagar para ver como isso se dará!

A Lua Nova sobre o mapa de Donald Trump

Ontem tivemos uma carnificina em Gaza, por conta da inauguração da embaixada americana em Jerusalém, uma promessa polêmica de Trump, cumprida à custa de muito sangue. O Mundo Árabe já sinalizou que haverá guerra, se os EUA insistirem em manter a embaixada em Jerusalém (2) – por tudo o que temos visto, parece que isso é tudo o que o presidente americano quer. Daniel Seideman, advogado israelo-americano disse, em matéria na Carta Capital: “‘Hoje, Jerusalém é mais dividida, menos sustentável, mais contestada do que em qualquer outra época. Transferir a embaixada para cá não vai mudar esse fato. Dito isso, há ramificações gigantescas, pois passa um atestado de óbito para a capacidade americana de mediar nos processos políticos das relações israelo-palestinas’. Embora conste que a administração Trump está trabalhando num novo plano de paz, ela tem dado sinais ambivalentes sobre suas intenções com Jerusalém, que continua disputada por israelenses e palestinos” (3). E quem pode ir contra a poderosa indústria da guerra? É notável o fato de a Lua Nova cair em conjunção exata ao MC do mapa de Trump e em quadratura próxima a Marte e ao Ascendente, quadratura também ao ponto do eclipse de 21 de agosto passado – aliás, agradeço à colega Patrícia Villela por me lembrar deste mapa e me enviar os links sobre o mundo árabe! Este senhor estará particularmente destacado e sob os holofotes neste ciclo, pois a Lua ativa o ponto mais elevado do seu mapa – provavelmente de forma negativa e belicosa, já que a Lua Nova quadra Marte e o Ascendente. Somando tudo isso a Urano ingressando em Touro, este ciclo realmente promete!

O Símbolo Sabiano para o grau 24°36’ (25°) traz a imagem de “um grande e bem cuidado parque público”.  Esta imagem nos remete primeiramente à abundância da Natureza, disponível para todos nós. Mas aqui, a natureza é controlada e disciplinada, ao invés de crescer selvagem e desordenadamente. É a natureza controlada pelo princípio civilizatório da melhor maneira possível. Um parque é também um bem público, para usufruto de todos da comunidade, assim como deve ser cuidado por todos. Dane Rudhyar (4) coloca como Tom principal deste símbolo “o cultivo de energias naturais para o uso e recreação coletiva”. Aqui, “testemunhamos os incríveis e positivos resultados das empreitadas coletivas do homem, para viver em paz e para aproveitar momentos de relaxamento”, diz Rudhyar. Esperamos que este símbolo contradiga os prenúncios de guerra de que falamos acima! Esperamos que a cooperação e a civilidade se sobreponham à indústria da guerra – estarei sendo ingênua?

Linda Hill (5), astróloga australiana e também estudiosa dos Símbolos Sabianos, ao analisar este símbolo, nos lembra que somos parte de algo muito importante, mas apenas uma parte. Apenas quando estamos todos juntos é que podemos criar resultados duradouros que beneficiarão toda a comunidade! E nunca é demais lembrar que aquilo que somos, nossas ações e atitudes reverberam para muito além de nós e precisamos ficar vigilantes sobre o que estamos emanando nestes tempos complicados.  Por fim, considerando-se que parques são locais de recreação, Hill questiona o quanto estamos conscientes sobre o que recreação e prazer significam para nós, se estamos cuidando desse aspecto importante da nossa vida. Você está? Quanto mais desafiadora é nossa vida, quanto mais dificuldades enfrentamos, mais importante se faz achar meios de ter um pouco de prazer, poesia e alegria, de aproveitar os parcos momentos de conforto e alívio, onde os pudermos encontrar. É isso o que nos salva do caos completo e de sucumbir à loucura do mundo.

Assim, este é o ciclo de trabalhar pela nossa segurança e estabilidade, algo que talvez pareça ficar fora do nosso alcance, considerando-se a conjuntura mundial, mas que justamente por causa disso, torna-se crucial e mandatório nos mantermos firmes e seguros em nós mesmos, encontrar nossa estabilidade e segurança internas! Estamos entrando numa era de mudanças ainda mais radicais, que vão balançar as bases externas do mundo, por isso, é essencial saber o que nos sustenta internamente, porque assim, mesmo que impere o caos lá fora, a serenidade interior nos mostrará como agir e por onde recomeçar!

Em termos práticos, a Lua Nova não é favorável para se começar nada, porque a Lua está escura e combusta, cega pelos raios do Sol. Não há objetividade suficiente para nenhuma ação. O ideal é se aguardar o terceiro dia a partir da Lua Nova para se lançar as intenções e se iniciar os projetos do novo ciclo!

Feliz Lua Nova para você! 

(1) TOMPKINS, Sue – Aspects in AStrology – Rider books

(2) https://g1.globo.com/mundo/noticia/turquia-expulsa-embaixador-de-israel-em-protesto-por-mortes-em-gaza.ghtml

(2) http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12/paises-muculmanos-condenam-eua-por-eleger-jerusalem-capital-de-israel.html

(3) Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/internacional/violencia-marca-abertura-de-embaixada-dos-eua-em-jerusalem

(4) RUDHYAR, Dane – An Astrological Mandala

(5) HILL, Linda – 360 Degrees of Wisdon – The Sabian Oracle

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “Lua Nova em Touro – Estabilidade Interior

  • 15 de maio de 2018 em 18:05
    Permalink

    Gratidão Maria Eunice.Adorei a comparação desta fase atual com a do jardim bem cuidado,o bom humor ,a recreação,a interação do coletivo para superarmos o que já vivemos e o que haverá de vir.Tb pensava noutro dia que —se todos se unissem naquele pensamento TOTALIZADOR,AGILIZADOR…pra resolvermos os fatos necessários…resolveríamos tudo num piscar de olhos(por incrível que isto possa parecer.Seus textos deveriam ser mais divulgados–pois são muito bons mesmos.

    Resposta
    • 15 de maio de 2018 em 21:24
      Permalink

      Gratidão Tatiana, pelo feedback! Sim, não podemos nos deixar levar por ansiedades e pelo terror. precisamos estar centrados, pois assim seremos mais úteis e a vida será mais significativa também 🙂

      Resposta
  • 16 de maio de 2018 em 15:39
    Permalink

    Sabe,am amiga de um tudo vejo sobrar um punhado de brasileiros para semear o mundo de novo.De todos os países nos somos os que tem mais Fé.

    Resposta
    • 12 de julho de 2018 em 10:08
      Permalink

      É verdade, temos muita fé! Precisamos também ter mais ética, de um modo geral! Quero crer que estamos finalmente despertando para isso! Muito grata pela visita e comentário 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!