AGOSTO! A gosto de Deus!

Julho foi um mês meio agridoce: muitas tensões e travas alternadas com alguns avanços – Júpiter voltou ao movimento direto!

E agosto, o que nos traz?

A primeira quinzena está mais ansiosa, com os céus cheios de conversas tensas entre os planetas: muitas quadraturas, quincôncio, sesqui-quadraturas, Yods… Um período de altos e baixos, humores contraditórios, incongruências, e ainda muita beligerância no ar. Além de termos Marte e Mercúrios retrógrados em signos fixos, temos esses aspectos de “trava” que exigem negociação e ajustes – os planetas retrógrados não necessariamente representam coisas medonhas, mas exigem que operemos em outros modos e formatos e quando insistimos nos formatos tradicionais, podemos experimentar frustrações e imprevistos. Entre sete e 19 de agosto, apenas os planetas ditos “benéficos”, Vênus e Júpiter estarão diretos, já que todos os outros estarão em movimento retrógrado. É necessário equilibrar bem nosso desejo de interação, socialização, crescimento e expansão com  o igualmente forte impulso de introspecção e alguma solitude… Tudo tem seu tempo! E mais: nossa autoconfiança, fé e otimismo serão essenciais para lidar com os possíveis entraves que porventura aparecerem pelo caminho. Sejamos benevolentes com a vida e ela nos reponde de forma parecida!

A segunda quinzena fica mais leve: além de Mercúrio voltar ao movimento direto (dia 19), Marte também engrena a primeira (dia 27). Como se não bastasse, entre os dias 23 e 26 com o Sol já em virgem, temos um Grande Trígono em Terra formado pelo Sol, Saturno e Urano, o Sol se fortalecendo ao entrar numa bela e produtiva reunião com o Grande Estruturador (Saturno) e o Grande Reformador (Urano) … possibilidade de reformar nossas estruturas com muita finesse e no stress! É um período deveras positivo para mudanças planejadas, para estabilizarmos aquilo que vem sacudido nos últimos meses. Depois da mudança, é preciso botar a casa nova em ordem!

Eclipse e Lua Nova

Em agosto vivenciamos o último eclipse desta temporada, ocorrendo no dia 11, um eclipse parcial do Sol, que faz parte da Série Saros 155, uma série bastante jovem, iniciada em 17 de junho de 1928. Essa série fala de colapsos de planos e embora possa haver tumulto e confusão durante um período, os resultados finais podem ser bastante positivos, pois há também possibilidades de grandes transformações e reformas promissoras.

Revisando ações e atitudes

Por falar em reformas, Marte faz sua segunda quadratura exata a Urano já no dia primeiro de agosto. Isso é parte do grande projeto de revisão de atitudes e ações que Marte empreende atualmente. É necessário reformar e sacudir atitudes ultrapassadas, repensar nosso código de conduta, experimentar novas maneiras de ser e agir. Marte ainda fará outra quadratura a Urano, depois de já ter voltado ao movimento direto, lá em 17 de setembro. Marte, aliás, é uma das vedetes de agosto, pois além de fazer quadratura a Urano, também reingressa em Capricórnio no dia 13 e finalmente volta ao movimento direto no dia 27 de agosto.

Urano, por outro lado, vai entrar em marcha à ré no dia sete de agosto e o mundo começa a rever os avanços recentes ocorridos nos campos da ciência e tecnologia, nos avanços em instituições coletivas, nas leis mais progressistas que atingem o cidadão comum. Em revisão entram também questões relativas a bancos, grandes riquezas e economia em geral. Nessa retrogradação Urano faz um retorno a Áries (seis de novembro).

Amores…

Vênus ingressa em Libra, sua própria casa, no dia seis. Entretanto, logo que entra em Libra, Vênus se depara com a dupla Saturno-Quíron, portanto, entre os dias seis e dez, o clima fica meio pesado nas relações: Vênus faz oposição a Quíron no dia oito, quadratura a Saturno e também quincôncio a Urano no dia nove – tendência a desentendimentos, discussões bestas que levam a mágoas profundas, das quais nos arrependemos amargamente – vazio, solidão e sensação de futilidade podem acompanhar todo o processo. Convém vigiar as próprias palavras e atitudes, para não ferirmos as pessoas, mesmo sem querer. Lembre-se: este céu está aí para todos, portanto, se estamos nos sentindo meio para baixo, receosos, irritadiços, os outros também estão. Vale também ficarmos atentos à qualidade das nossas relações, que pessoas atraímos para o nosso convívio, com quem nos afinamos, etc. O outro sempre é responsável pelo que diz e faz, mas nós também somos responsáveis por estarmos nesta relação e por nos colocarmos nessas situações. Pergunta: são nossos amores/relações risonhos ou risíveis? Vênus ainda faz quincôncio a Netuno no dia 22 e junto com Mercúrio, torna este foco de um Yod: cuidado com expectativas exageradas e promessas vazias! E por fim, Vênus faz quadratura a Plutão, já no dia 26, quando Marte estaciona para voltar a andar pra frente! As paixões ficam intensificadas, mas há também potencial de conflitos!

Comunicação

Mercúrio está retrógrado e se envolve em alguns imbróglios nas próximas semanas: faz quincôncio a Netuno e a Plutão por três vezes, virando foco de um Yod por alguns dias: as ideias podem ficar bem embaralhadas, desencontradas, incongruentes! É bom estarmos atentos ao que dizemos e ao que ouvimos, para nos certificarmos do que é fato e o que não é. Cautela também com a tentação de dar “lições de moral” nos outros (Mercúrio também estará em quadratura a Júpiter), ou bancar o “sabe-tudo”: teremos sorte se apenas passarmos por antipáticos, pois há chances de sermos nós os desmoralizados. Podemos usar tudo isso para explorar melhor nossa mente e seu funcionamento intrincado; reformular ideias, revisar opiniões – sobretudo as opiniões a nosso próprio respeito e a respeito dos assuntos da casa em que Mercúrio trafega no mapa natal. Mercúrio faz a Conjunção Inferior ao Sol, ponto alto do ciclo de retrogradação, no dia oito: dia de muitas inspirações e novas ideias!

Expansão

Júpiter faz o terceiro trígono a Netuno no dia 19, mesmo dia do retorno de Mercúrio ao movimento direto. Esse dia pode trazer muitas inspirações, especialmente, inspirações divinas, para aqueles que estiverem atentos – aliás, dia oito também é dia de belas inspirações, já que Mercúrio faz a Conjunção Inferior ao Sol! Com Júpiter em contato a Netuno estamos menos interessados nas coisas terrenas e mais focados na evolução da alma e nas coisas do espírito! Ficamos mais compassivos, mais preocupados com aqueles que sofrem e buscamos genuinamente ajuda-los. É um período muito idealista e menos propenso à busca de realização material ou mundana. Favorece todas as práticas espirituais e religiosas, filantrópicas e de ajuda em geral.

A Lua e nós…

A Lua começa a finalizar o ciclo de Câncer no dia quatro, ficando minguante a partir de Touro. Hora de se desapegar de coisas e fixações terrenas, especialmente aquelas que atrapalham um viver mais leve e a verdadeira expressão daquilo que somos. Hora de perceber que não somos o que possuímos e nossa identidade e valor não pode ser derivada disso. A Lua entra na fase Balsâmica no dia oito, já em Câncer e se renova no dia 12, no Eclipse Parcial do Sol em Leão. O Quarto Crescente deste ciclo de Leão se dá no dia 18, em Escorpião, pedindo que vivamos com mais paixão e intensidade, com mais entrega e amor! A Lua Cheia ocorre no dia 26, já em virgem.

E se nós também perguntamos o que AGOSTO nos traz, também devemos nos perguntar o que NÓS trazemos à vida neste mês de agosto… Amor? Confiança, a despeito de todas as dificuldades? Fé? Alegria? Trabalho? Ou apenas expectativas de que tudo se resolva magicamente? Pessimismo? Reclamações? Expectativas negativas à la “agosto=mês de desgosto”? Vamos cuidar dos nossos pensamentos, emanações e vibrações, para possamos dar à vida aquilo que esperamos dela!

Um ótimo mês de agosto a você e parabéns a TODOS OS LEONINOS!!

Eventos e datas importantes em agosto:

01/02 – Marte Rx quadra Urano pela segunda vez

04 – Mercúrio Rx faz quincôncio a Plutão

04 – Lua entra na fase Minguante

06 – O Sol faz quadratura a Júpiter

06 – Vênus ingressa em Libra – Urano estaciona a 02°33’ de Touro

07 – Urano retrógrado em Touro

08 – Lua Balsâmica em Câncer

08 – Sol em quincôncio a Netuno vira foco de um Yod, pois já faz quincôncio a Plutão também

08 – Vênus oposta a Quíron

08 – Mercúrio faz Conjunção Inferior ao Sol

09 – Vênus faz quadratura a Saturno e quincôncio a Urano

09 – Mercúrio faz quincôncio a Netuno

11 – Lua Nova e Eclipse Solar em Leão

11 – Sol em quincôncio a Plutão

11 – Mercúrio em quadratura a Júpiter

13 – Marte Rx reingressa em Capricórnio

18 – Mercúrio estaciona a 11°31’ de Leão

18 – Lua entra no Quarto Crescente a partir de Escorpião

19 – Júpiter faz trígono a Netuno

19 – Mercúrio volta ao movimento direto

22 – Vênus faz quincôncio a Netuno e junto com Mercúrio torna Netuno foco de um Yod

23 – O Sol ingressa em Virgem à 01h08min e já começa a formar Grande Trígono.

25 – O Sol forma Grande Trígono com Saturno e Urano

26 – Marte estaciona em Capricórnio

26 – Lua Cheia em Peixes

26 – Vênus faz quadratura a Plutão

26 – Mercúrio em quincôncio a Netuno

27 – Marte volta ao movimento direto a 28°361 de Capricórnio

28 – Mercúrio quadra Júpiter

29/30 – Mercúrio em quincôncio a Plutão

30 – A Lua em touro fortalece o Grande Trígono em Terra formado por Sol, Saturno e Urano.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!