LUA CHEIA EM GÊMEOS / ECLIPSE PENUMBRAL DA LUA

Lua Cheia Gemeos

28 Novembro 2012

Alegria, Alegria ou a Síndrome do Peter Pan

A Lua Cheia em Gêmeos de hoje, vem num bom momento  para desfazermos mal-entendidos e resolvermos as pendências possivelmente criadas no período em que Mercúrio ficou retrógrado, que felizmente, já está em movimento direto desde segunda-feira. Quando a Lua está cheia significa que ela está em oposição direta ao Sol, refletindo a sua luz de forma intensa.

A Lua está em Gêmeos, o Sol está no signo oposto Sagitário. O eixo Gêmeos-Sagitário é o eixo do conhecimento, da sabedoria. De coletar e distribuir informação, de descobrir o ambiente e o mundo em que se vive, dando nome às coisas, percebendo-as, sem julgá-las muito menos condená-las(Gêmeos-amoral) para depois atribuir-lhes significado e filosofar a respeito delas, e a partir disso criar códigos morais para a sociedade (Sagitário-legislador). Mas Gêmeos-Sagitário também é considerado a polaridade do Peter Pan: regido por Mercúrio, o deus traquinas e brincalhão, Gêmeos adora a leveza, é curioso, versátil, flexível, geralmente possui um senso de humor sofisticado e apurado, adora conhecer gente nova e é capaz de fazer as mais improváveis conexões, gosta de saber de tudo um pouco, e por isso mesmo, corre o risco de ser superficial. Já Sagitário, é a alma de qualquer festa! Animado, sociável, sortudo, sempre alegre e entusiasmado com qualquer projeto em que esteja envolvido, quase conseguimos ver uma luz especial a envolvê-lo permanentemente.

Esse par Gêmeos e Sagitário detesta se levar a sério demais, odeia baixo-astral, preocupações em geral e acha que a vida é mesmo uma festa que deve ser curtida até o último minuto, igual ao Peter Pan, que se recusou a crescer e virar um adulto chato, optando por viver pra sempre na Terra do Nunca. Pois é, até podemos sentir mais animação no ar, mais alegria e uma leveza que tava fazendo falta há muitos dias.

Porém, nem tudo é festa nessa Lua Cheia de hoje. Lua e Sol, além de já estarem em confronto aberto, (uma oposição é como aqueles desafios finais de filmes de faroeste, em que o mocinho está num extremo da rua e o bandido está no outro, ambos prontos pra atirar, colts engatilhados, a tensão tamanha que pode ser cortada com uma navalha) ainda têm que lidar com um terceiro elemento belicoso: a quadratura de Netuno e Quíron em Peixes, não o melhor dos pares para se ter por perto quando o bicho já tá pegando. A possibilidade de caos generalizado é enorme. O cenário negativo possível é que Netuno (sonhos, ilusão, confusão) e Quíron (a ferida que não sara nunca) em Peixes, também regido por Netuno,  adicionem a esse Peter Pan ainda mais ilusão, escapismo, hipocrisia, incapacidade de lidar com a realidade e desejo de voltar à Terra do Nunca, ou ao paraíso perdido (que pode ser buscado através de drogas, jogos, TV, comportamento regressivo, irresponsável e auto-destrutivo). Por outro lado, a possível manifestação positiva dessa configuração é usarmos nossa mente clara e objetiva, nossas melhores conexões  (Gêmeos), nossa sabedoria, intuição, entusiamo  e alegria (Sagitário) para olharmos para a nossa condição humana com todas as suas idiossincrasias, baixezas e nobrezas (Quíron) com mais compaixão, amor e sensibilidade (Netuno), tentando oferecer ao mundo (Peixes) os melhores resultados de nossos embates interiores. Assim quem sabe, ao ajudar alguem lá fora, ao favorecer algum tipo de cura no mundo (Quíron e Netuno em Peixes), também possamos ser redimidos de nossas próprias feridas e vilanezas. Mas daí, precisamos ficar muito atentos para não cair na tentação/inflação de nos vermos como “Salvadores” e “Redentores” (Netuno) do mundo (Peixes), porque nesse caso estaríamos seriamente encrencados. Também há o risco de acharmos que somos os únicos detentores do Conhecimento e da Verdade que vão redimir a humanidade. Muito cuidado com isso, porque podemos acabar nos tornando (involuntariamante) o cordeiro sacrificial, ou um mártir fora de moda.

Como todo eclipse faz parte de uma série, este eclipse reverbera de temas que estavam em destaque na sua vida há cerca de 18 anos, por volta de 18 de novembro de 1994. Olhe lá atrás e verifique o que era de suma importância pra você naquele momento em termos de relaconamentos, sentimentos, segurança, e o estado geral da sua vida emocional. Você vai perceber que as mesmas questões ganham destaque agora, e você é convidado a amadurecer um pouco mais em relação a todas essas questões e a revalorizá-las na sua vida.

PRATICALIDADES: A Lua Cheia em Gêmeos é um bom período para  escrever, comunicar-se e trocar ideias, de todos os tipos, com todas as tribos. Uma lua aprendiz, o período promove também todo tipo de estudo, então, aproveite para por em dia os deveres de casa, os relatórios, as monografias, teses, etc. Bom ainda para refletir sobre nosso sistema de crenças, quais ainda são válidas e quais já são obsoletas. Viagens curtas em geral, conversas, ajuntamentos sociais, socialização, trocas de ideias, expansão da rede de amigos, telefonemas, clarificação de mal-entendidos também são favorecidos. Mas, como toda moeda tem dois lados,  fique atento às possibilidades de exageros e excessos de qualquer tipo, especialmente nas ocasiões sociais que envolvam alcóol ou drogas em geral (cuidado também com drogas legais, remédios, que esteja tomando).

(Fonte dos conselhos práticos: Elisabeth Brooke)

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!