Lua Nova e Eclipse Total do Sol em Escorpião – O veneno é achar que somos donos do outro

Lua Nova em Escorpiao13 de Novembro de 2012

 

“Tecnicamente, a unica forma em que água pode ser fixa é quando se torna gelo. Certamente um iceberg como Escorpião revela pouco de si mesmo, a maior parte ficando sempre submersa e traiçoeira”

Martin Freeman

As lunações de Escorpião são famosas por sua aura de poder e mistério, dizem que são as melhores luas para se fazerem feitiços e rituais contra os inimigos. Luas Novas marcam o início de um novo ciclo no eterno relacionamento do Sol e da Lua. Por se tratar do começo de um novo ciclo muita gente julga equivocadamente que é o momento propício para iniciar um novo projeto. Não necessariamente. A Lua Nova é o período em que a lua desaparece completamente do céu, ficando completamente escura, negra. Em mitologia diz-se que a lua desce ao mundo inferior e torna-se Hécate, a deusa dos infernos. Exatamente por estar escura, no mundo inferior, a Lua Nova é complexa de ser lida e interpretada, tendo aspectos que ainda não foram vistos, ainda não vieram à luz e por isso mesmo podem revelar-se traiçoeiros e contrários às nossas aspirações. Sendo essa uma lua em Escorpião, cuidado maior ainda, já que Escorpião é sabidamente o signo do mistério e das coisas ocultas – O ideal é aguardar uns três dias para começar coisas novas, quando a lua aparece como um anel fininho no céu, renovada e virgem de novo.

A Lua Nova de hoje também é especial porque há um eclipse total do Sol.  Na antiguidade os eclipses eram vistos com muito pavor. Acreditava-se que os astros, no caso, o sol e a lua, eram devorados por um monstro terrível, ou ainda que  eram vítimas de uma malefício misterioso que os levaria à morte, do qual seriam libertados apenas por muito barulho. Assim, sociedades primitivas de vários lugares do planeta organizavam as algazarras ou alaridos. A finalidade era assustar o monstro devorador pra obrigá-lo a largar sua presa. De modo geral, os eclipses costumavam ser responsabilizados por epidemias, doenças e toda a sorte de maldições, até mesmo casos de incesto. O certo era que esperavam-se pragas e moléstias diversas na esteira de um eclipse.

Hoje, o homem moderno já não teme que o sol vá ser engolido por um demônio ou acometido de algo maligno. Ficamos mais inteligentes, mais sabidos e rimo-nos das bobagens dos povos primitivos de outrora. Uma pena. Uma pena que perdemos a capacidade de nos maravilharmos com esses acontecimentos que hoje são explicados cientificamente. A aparente bobagem e crendice dos antigos escondia uma certa sabedoria, aquela que se alcança quando se viveu o bastante para observar muitas vezes os ciclos da vida e da natureza. Sabidos que somos não podemos dizer que os eclipses causam o que quer que seja ao homem aqui na terra, mas astrologicamente eclipses funcionam como gatilhos que disparam ou precipitam situações que vinham sendo evitadas ou cozinhadas em fogo lento, especialmente em termos coletivos e como a situação política e econômica já está tensa na Europa e em alguns países do Oriente Médio, o eclipse pode precipitar de vez mais conflitos nessas áreas. Isso é enfatizado pelo fato de Plutão estar em Capricórnio, que é regido por Saturno, que por sua vez, também está em Escorpião, formando aspecto com Plutão. Embora o aspecto formado seja considerado harmônico, esses dois não são exatamente amigos, mas têm em comum a reserva emistério, o controle, a vontade de poder, ingredientes sempre presentes em golpes de estado e situações de ditadura. Sendo Escorpião regido por Plutão, que rege envenenamentos e materiais tóxicos e radioativos, eu não ficaria surpresa com algum acidente desse tipo acontecendo em usinas nucleares ou mesmo com atentados com armas biológicas.

Em nível individual, onde quer que o eclipse caia no seu mapa, dependendo da casa ou planeta que aspectar, você com certeza perceberá seus efeitos, sejam eles positivos ou negativos, certamente serão dramáticos e intensamente sentidos para fazer jus à energia de Escorpião. Certamente Escorpianos, Aquarianos, Leoninos e Taurinos nascidos entre os dias 9 e 15 dos respectivos meses sentirão a tensão de forma bem pessoal. O perigo não é o Sol ser engolido pelo monstro. O perigo no caso, é a toxicidade dos sentimentos mal-expressos  e engarrafados explodirem depois de terem sido reprimidos por tempo demais, causando exatamente o desastre que se tentou evitar  por tanto tempo.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!