Lua Cheia em Sagitário – Firme os pés no chão!

File:Freedom Statue full moon.jpgA Lua vai ser cheia a 23°25’ de Sagitário, no dia 14 de junho, às 8:51, no horário de Brasília. Uma Lua Cheia que fla de liberdade, significado, inspiração e perspectivas de futuro, mas também de ilusões, desencanto e excessos. Esta lua cheia culmina o ciclo Geminiano, iniciado no dia 30 de maio, com Sol e Lua a 9° de Gêmeos, totalmente desconectados, sem fazer aspectos a outros astros no céu. O apogeu do ciclo Geminiano se dá a 23°25 de Sagitário com Lua e Sol fazendo uma quadratura próxima de apenas 2 graus a Netuno em Peixes. Além da quadratura Netuno, a Lua faz trígono separativo a Marte, bastante amplo. Lua e Sol estão numa configuração bastante tensa, formando uma Cruz T, cujo foco é Netuno, ou seja, essa lunação promete muita confusão, decepções, ciladas e forte sensação de desencanto e desilusão.

Lua Cheia em Sagitário – Brasília,14 de junho de 2020, 08:51

Para relembrarmos do que trata uma lunação: a Lua Nova marca o início de um ciclo que dura cerca 29 dias e meio. A culminação deste ciclo acontece na Lua Cheia, quando a Lua fica em oposição ao Sol. Os assuntos iniciados na Lua Nova frutificam e ganham expressão mais potente na Lua Cheia. O ciclo de lunação conta a história da relação de Sol e Lua, masculino e feminino, portanto, as lunações falam basicamente do tema dos relacionamentos.

Na Lua Cheia a energia se intensifica, se avoluma e há uma sensação de crises eclodindo. Podemos ter muitos insights e iluminações e se havia situações que estavam se arrastando, elas chegam a um clímax na Lua Cheia, havendo uma grande liberação da tensão e da energia, levando a resoluções críticas, às vezes positivas, às vezes negativas, mas ainda assim, resoluções. Lua cheia é um tempo de energia muito exacerbada, onde tudo tende a estar mais crítico e mais intensificado. A Lua sendo cheia em Sagitário, aumenta exponencialmente a tendência à intensidade, devido a Sagitário ser o signo do muito, das coisas grandiosas, então a energia pode estar, de fato, exagerada.

Lua Cheia sobre o mapa do Brasil da Independência: 07/09/1822, 16:30.

Com Sol e Lua quadrado Netuno, estamos numa semana em que nos sentimos mais sujeitos a fazer confusões, a nos confundir com as expectativas de outros, a estar incertos a respeito das nossas intenções, dos nossos propósitos ou daquilo que estamos realizando. O que é mais importante sobre essa Lua Cheia é o fato de Sol e Lua também estarem em quadratura exata ao Mercúrio do mapa Natal do Brasil (mapa da Independência). Mercúrio é um planeta muito importante no mapa do Brasil, já que é o regente do Sol. Ele está a 23 de Virgem e atualmente recebe a oposição de Netuno por trânsito. Nunca tivemos uma fase de tantas fake news, de tantos engôdos e enganos nesse país, propositais ou acidentais!

File:Full Moon.png
 Gary A Collett – Creative Commons – Wikimedia Commons

A oposição que Netuno faz atualmente ao Mercúrio do Brasil está super potencializada nessa Lua Cheia, pois Sol e Lua quadram Mercúrio. Isso significa que nas próximas duas semanas precisamos realmente estar de olhos e ouvidos muito abertos para peneirar muito bem todas as informações que virmos ou ouvirmos na mídia, ou mesmo aquilo que chegar até nós pessoalmente, pois há uma tendência enorme a muitas confusões, informações truncadas, erros, mentiras, engodos, fraudes e também muitas coisas vindo à tona, fraudes sendo reveladas. É um período de uma proliferação assustadora de fake news.

No mapa levantado para Brasília, a Lua está na casa 5, a casa das elites do país. Sol está na casa 11, a casa do Congresso e dos legisladores. Então, podemos imaginar um período de muitas negociatas, porque Sol e Lua nas casas 5 e 11 quadram Netuno na casa 8, a casa da dívida pública, interna ou externa, e todo tipo de endividamento e ainda sistema bancário. Essa configuração desembocando no Netuno de casa 8 é muito preocupante, podendo simbolizar muitas coisas sendo feitas por baixo dos panos, às escondidas das vistas do povo – nós somos os últimos a saber.

Infelizmente, individualmente falando, essa lunação também sugere um período de desencantos, de estarmos nos sentindo muito desanimados e sem energia, ou de tomarmos decisões equivocadas, especialmente decisões que tenham a ver com assuntos relacionados ao conhecimento, à educação ou mesmo às questões espirituais e religiosas – tudo simbolizado pela Lua em Sagitário.

Outra interpretação não positiva dessa configuração é que ela pode significar aumento considerável de golpes e fraudes conectadas com meios de comunicação, por isso, atenção redobrada com e-mails, mensagens, compras online, links em que você clica, pois podem levar a erros ou fraudes. Mesmo que a fonte que enviou seja confiável, cheque antes.

No dia 12 de abril, tivemos a conjunção de Júpiter e Netuno acontecendo a 23°591 do signo de Peixes. Esta Lua Cheia acontecendo a 23°25’ de Sagitário, faz uma quadratura exata àquela configuração, tornando-se assim mais um gatilho que aciona os temas daquela conjunção, que vão reverberar ainda por muito tempo. Como a lunação faz quadratura, podemos inferir que ela vai ativar os aspectos menos positivos da configuração, ou seja, é um período. propenso excesso os exageros, expectativas ilusórias, fraudes, ingenuidade. E ainda falávamos sobre a configuração Júpiter-Netuno, significando a possibilidade de novas epidemias, ou mesmo aumento de contaminações diversas, inclusive de recrudescimento da pandemia de Covid-19 – que aliás, já está acontecendo. É necessário, pois, mais atenção às medidas sanitárias nas próximas semanas. Há sugestão de escapismos, excessos no uso de drogas diversas. E ainda há possibilidade da ocorrência de dilúvios e inundações. Estes temas ficam mais suscetíveis de se manifestarem na realidade concreta nas próximas semanas.

Portanto, temos pela frente um período que vai demandar de nós muito critério, muito filtro e muito pé no chão, para que a gente consiga julgar as informações de forma adequada e não nos deixarmos levar pelas e ilusões.

Júpiter, regente de Sagitário, está em Áries, completamente isolado, sem fazer também aspectos a outros astros do céu. Isso pode significar que temos uma dificuldade de acessar as benesses prometidas pela Lua Cheia, ou de acessar os aspectos mais positivos do período. Talvez tenhamos dificuldade de nos conectarmos com os nossos mentores e benfeitores. E indica ainda uma qualidade extremista, mais uma vez demandando cautela, pois há tendência aos excessos e aos exageros: Júpiter sem aspectos sempre pode trazer o lado extremista e sem limites deste planeta. Podemos criar expectativas exageradas demais e, consequentemente, nos decepcionarmos profundamente depois. É importante termos cuidado ainda com dogmatismos, fanatismos ou a tendência a nos colocarmos como os únicos detentores da razão e da verdade.

Sagitário e Júpiter têm conexão com religiosidade e espiritualidade e o aspecto a Netuno pode sugerir escândalos envolvendo igrejas ou denominações religiosas nas próximas semanas.

File:Bird neighbors - an introductory acquaintance with one hundred and fifty birds commonly found in the gardens, meadows, and woods about our homes (1899) (14563393868).jpg
Wikimedia Commons

O Símbolo Sabiano do grau 23°25, onde ocorre a Lua cheia traz a imagem de “um pássaro azul empoleirado na porta de uma casa de campo”. Dane Rudhyar diz que a ideia básica do símbolo fala de uma “recompensa que atende a todos os esforços de integração em um ambiente social para aqueles que permanecem fiéis a si mesmos”. Ampliando a interpretação, ele fala que “o pássaro azul é um símbolo de felicidade, mas também se refere ao que se poderia chamar de uma mente espiritualmente orientada – à qual a cor azul se refere, especialmente quando um ‘pássaro’ é mencionado. Uma casa de campo normalmente faz parte de uma comunidade, e a implicação é que seus habitantes estão bem adaptados, seja à vida da comunidade, seja à sua união mais ou menos isolada (…) Este símbolo “sugere que a técnica essencial para uma vida bem-sucedida é o desenvolvimento de uma consciência na qual a paz e a felicidade habitam. Há também uma dica de que BOA FORTUNA vai abençoar sua vida”. Realmente esperamos que esses bons augúrios prevaleçam sobre a configuração Sol-Lua-Netuno, porque definitivamente, vamos precisar!

Como ajuda, podemos contar com os aspectos harmoniosos que Sol e Lua fazem a Saturno: o Sol faz trígono e a Lua faz sextil – se estivermos atentos, podemos sim, aproveitar e nos apoderar do realismo e cautela saturninos como recursos para nos guiar nessa névoa netuniana enganosa.

Tomando as devidas cautelas, a Lua Cheia em Sagitário pode significar um tempo de exuberância e otimismo – desde que não seja o otimismo vazio e escapista de quem não quer lidar com a realidade!

Feliz Lua Cheia para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!