Sonhar com Dentes – Temas Universais

File:Final-result.png
Wikimedia Commons – Reprodução

Dentre os muitos temas universais, embora seja um dos mais comuns, um que pode ser muito perturbador é sonhar com dentes. Os dentes são símbolos de poder, potência, vitalidade, desejo, controle, agressividade, defesa, saúde e são símbolos estéticos.

Os dentes têm várias funções na nossa fisiologia e anatomia. Eles são essenciais para o processo digestivo, já que são os primeiros instrumentos que utilizamos para processar a comida que ingerimos, essencial à nossa nutrição, sendo assim imediatamente associados à saúde e à vitalidade. É o que diz o autor Gunther Harnish sobre os sonhos com os dentes: “referem-se ao tema da vitalidade. A perda dos dentes na velhice está ligada à perda da potência, e isto não apenas no âmbito sexual” (1). A perda dos dentes é um tipo de amputação, perdemos uma parte que era essencial do corpo.

Os dentes também são como armas com os quais podemos nos defender. Quando dizemos “com unhas e dentes” estamos inferindo que atacamos algo com determinação e com força. Mas também podemos inferir que nos defendemos com essa mesma força. Na astrologia os dentes estão sob a regência de Saturno, pela sua dureza, pela sua função e pelo material de que são feitos.

Os dentes são parte da face humana, são parte da nossa imagem e identidade. São essenciais a um belo sorriso, portanto, também têm função estética e pessoas que não têm um dente/dentes na parte frontal da boca costumam rir de forma constrangida, um riso escondido, um riso faltante. E são importantes para saúde geral do corpo – sabe-se que dentes não saudáveis podem levar a diversas doenças invisíveis, por exemplo.

File:Gar teeth.jpgPara os animais, são parte essencial da defesa, além da própria alimentação e nutrição. Os dentes de animais nos sonhos podem indicar a defesa ou agressividade da nossa parte mais instintiva.

Falando especificamente sobre a dentada, Chevalier e Gheerbrant dizem: “As fileiras de dentes são como muros de fortaleza em relação ao ser humano: no plano dos símbolos, é o forte que guarda o espírito. A marca dos dentes na carne é como o sinal gravado de algo espiritual: intenção, amor, paixão. É o selo que indica uma vontade de possessão. Nos sonhos, uma dentada pode simbolizar um choque operatório. Para Jung, é o símbolo de uma perigosa agressão dos instintos. De um lado, prevalece o simbolismo da marca, de outro, o simbolismo da agressão. De uma parte de outra, é uma tomada de possessão tentada ou malfadada” (2). No verbete dentes em seu livro sobre símbolos, os autores associam o tema à decapitação.

Portrait of the Grinning Wolf in Winter Stock Photo - Image of head,  aggression: 185178620
Dreamstime – Reprodução

Além do processo digestivo os dentes também estão ligados à agressividade. Arreganhar os dentes, é o que os animais fazem quando estão confrontando alguma ameaça ou quando vão atacar, portanto, “perder os dentes é perder força agressiva, juventude, defesa. É um símbolo de frustração, de castração, de falência. É a perda da energia vital, enquanto a mandíbula sadia e bem guarnecida atesta a força viril e confiante em si mesma”. (2)

File:D-Md incisors.jpg
Wikimedia Commons

A primeira dentição começa ainda no primeiro ano de vida, simbolizando a construção das nossas defesas nesse primeiro ano, construção também da nossa independência, pois sem eles não poderemos nos alimentar devidamente. Assim, o processo de dentição é concomitante ao processo de desenvolvimento individual e à conscientização da separação da mãe. A partir do surgimento dos dentes vamos nos conscientizando de que somos uma entidade separada dessa mãe. Isso pode ser o começo do corte da união urobórica que tínhamos com a matriz.

Essa dentição primária começa a partir dos seis meses de idade. Exatamente a partir desse período, o bebê começa a se dar conta de que ele e a mãe são entidades separadas. A segunda fase da dentição começa por volta dos dois anos de idade. Na astrologia, aos dois anos, vivemos o primeiro retorno de Marte, planeta essencial para o processo de individualidade, essencial para os cortes, para também nos percebermos como um indivíduo em nosso próprio direito. Por volta dos dois anos de idade, as crianças começam a dizer não para tudo, como uma forma de se afirmarem, de se diferenciarem, especialmente da mãe.

File:Laugh-4558471.jpg
Wikimedia Commons – Reprodução

Outro momento significativo no processo de dentição do ser humano ocorre por volta dos sete anos de idade, quando estamos substituindo os dentes de leite pelos dentes permanentes. Por volta dos sete anos de idade, é quando Saturno, planeta da estrutura e do amadurecimento e que rege os dentes, está fazendo a primeira quadratura à sua posição natal. Nesta fase, a criança também começa a se perceber de forma mais, independente da família. Ela começa a ter um pouco mais de independência em relação aos pais e começa a ir para o mundo de forma mais definida. Diz-se que a partir dos sete anos a criança é perfeitamente capaz de sobreviver sem seus pais e, na filosofia sistêmica, diz-se que tudo o que os pais dão aos filhos a partir daí já são “extras”, pois a função primordial de dar a vida e garanti-la já está cumprida.

Marcando outra transição importante está o surgimento dos dentes sisos, que aparecem no início da vida adulta, indicando o assumir de responsabilidades, autossustentação, autossuficiência. Assim, percebemos que o surgimento dos dentes, nas suas diversas fases, marca transições importantes também na vida psíquica do ser humano, portanto, quando aparecem nos sonhos, podem também significar marcos importantes do momento que estamos vivendo.

A dentição também é importante para nossa dicção, impactando diretamente na qualidade da comunicação com o mundo, tanto de forma literal, interferindo na pronúncia das palavras que proferimos, quanto de forma psíquica, já que podemos nos sentir mais inseguros na fala se não temos todos os dentes: temos “medo de abrir a boca”, um medo que pode ser metafórico e simbólico ao mesmo tempo. Nesta linha, Edgar Cayce associa os sonhos com dentes a “palavras proferidas. Dentes artificiais sugerem palavras incisivas ditas recentemente; dentes artificiais que brilham como pérolas e ouro: esses dentes de aparência irracional representam a palavra que significa apenas uma ‘exibição’ tomando o lugar de uma aplicação real”. Ele associa os dentes ainda ao “processo de amadurecimento (por exemplo, nossos dentes caem, são substituídos em determinados estágio da infância). Alimentação, dieta. Envolver-se com alguma coisa ou alguém, por exemplo, ‘fincar os dentes em alguma coisa’. Eficiência, força (por exemplo, desdentado significa se ineficaz, impotente)” (3). Os dentes artificiais ou dentaduras nos sonhos também poderiam significar um poder “emprestado”, já que são dentes postiços, substituindo os originais.

Na mesma linha, Chevalier e Gherrbrant dizem que “O dente é um instrumento de tomada de posse, tendendo à assimilação. É a mó que esmaga para fornecer um alimento ao desejo. Os dentes simbolizam a força de mastigação, a agressividade devida aos apetites dos desejos materiais (…) Os ambiciosos têm dentes longos” (2).

Belanger e Dailley dizem que “as mulheres têm sonhos com dentes mais frequentemente que os homens. Simbolicamente, dizem que representam a sexualidade do sonhador. Perder um dente pode representar o processo de dar à luz, em que um objeto pequeno é removido do corpo, resultando em dor e sangramento”. Eles dizem também que, em algumas culturas “a perda de dentes nos sonhos pode ser interpretada como o desejo inconsciente do sonhador de matar um parente; a queda dos dentes centrais representa a morte de um dos pais. E se ocorrer com os molares, a perda de parentes mais afastados. Para os egípcios, a perda dos dentes significaria o contrário: que o sonhador morrerá pela ação direta de seus parentes. Outras teorias afirmam que sonhos desse tipo representam impulsos de impotência ou dependência. Também podem indicar a rejeição do sexo ou do desejo sexual. Por outro lado, talvez signifiquem o medo de envelhecer, já que, conforme ficamos mais velhos, frequentemente perdemos os nossos dentes” (4).

Carlos Pinheiro interpreta os dentes aparecendo nos sonhos como “símbolo de poder e controle, pois são usados na alimentação, ara mostrar raiva para socorrer, para seduzir. É importante verificar se o indivíduo está perdendo ou abusando do poder em alguma área de vida” (5).

Na crença popular, sonhar com dentes é considerado de mau agouro, tem uma conotação negativa, especialmente quando se perde um ou mais dentes. O sonho fica associado a fracassos, a perdas, prejuízos financeiros, aborrecimentos, às vezes, problemas de saúde, até mesmo à morte.

File:Worman-teeth.pngEm Fique por dentro dos seus sonhos (6), encontramos que para Artemidoro, que escreveu a Oneirocrítica, “os sonhos com os dentes superiores tratavam dos senhores, com os dentes inferiores, dos escravos ou trabalhadores. A perda de um desses conjuntos de dentes era sinal de perturbação naquela parte da casa; a perda dos dois conjuntos poderia indicar perda do poder da casa”. Para Freud, a perda dos dentes (ou de qualquer outra parte do corpo), tem significado claro: “ansiedade de castração”. A teoria de Freud, entretanto, é conhecida por sua falta de apoio empírico, pela dificuldade de conduzir pesquisas para apoiar a teoria psicanalítica. “Porém, sonhos com dentes permitem que essa teoria de ansiedade de castração seja testada: Freud declarou que as mulheres teriam menos ansiedade de castração que os homens, por razões óbvias. Segue-se, então, o que elas teriam menos sonhos nos quais perdem os dentes ou outras partes do corpo. Calvin Hall testou essa ideia pesquisando os sonhos de centenas de homens e mulheres, e contou o número de vezes que mencionavam perdas de partes do corpo. Descobriu que os homens relatam tais perdas três vezes mais que as mulheres, apoiando assim a hipótese de ansiedade de castração de Freud”. (6) Ennis e Parker dizem ainda que Hall associa o tema dos sonhos com dentes com a perda, e assinala que não devemos ficar surpresos com esse tema nos sonhos, já que os dentes caem em diferentes momentos de nossas vidas.

File:Smiling girl in sunshine wearing bib overalls in Laos at golden hour.jpg
Wikimedia Commons – Reprodução

Às vezes, sonhos com dentes podem significar literalmente um chamado a olhar melhor a saúde da nossa boca ou mesmo a cuidar melhor da nossa vitalidade. Independentemente do significado que encontramos nos dicionários simbólicos nas interpretações de sonhos, o essencial, mais uma vez, é fazer as perguntas essenciais sobre o sonho em questão: qual é o sentimento básico que esse sonho nos transmite? Qual é o contexto em que os dentes aparecem nesse sonho? Esses dentes são saudáveis ou estão adoecidos? Nós os perdemos ou eles estão fortes e belos? Como nos relacionamos com nossos dentes neste sonho em específico? E mais uma vez, também é importante analisarmos sobre como pensamos sobre os dentes na nossa vigília, se gostamos ou não dos nossos dentes reais, o quanto pensamos sobre eles, se cuidamos adequadamente da saúde dos nossos dentes e reflexões desse tipo. Como diz Hall, também é importante não nos impressionarmos demais com a perda dos dentes nos sonhos, ou qualquer que seja o contexto em que eles aparecem, já que essas fases são naturais do processo de desenvolvimento humano.

Veja aqui o artigo base sobre Sonhos.

Veja o tema anterior, Sonhos com Água

Fontes pesquisadas:

(1) HARNISCH, Günter – Léxico dos Sonhos – Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.

(2) CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain – Dicionário de Símbolos – Rio de Janeiro: José Olympio, 1993 – 7ª Edição.

(3) THURSTON, Mark – Sonhos – Resposta desta noite para as dúvidas de amanhã – São Paulo: Editora Pensamento, 1997.

(4) BELANGER, Jeff e DALLEY, Kirsten – Enciclopédia dos Pesadelos – A interpretação dos seus sonhos mais sombrios – Rio de Janeiro: Prestígio Editorial, 2007.

(5) PINHEIRO, Carlos W – Interpretação dos Sonhos – Rio de Janeiro, K Editores, 2002.

(6) ENNIS, Mauve + PARKER, Jennifer – Fique por dentro dos seus sonhos – São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!