Lua Nova em Leão – O Sol que garante a Vida

A Lua inicia um novo ciclo nesta quinta-feira, 28/07/2022, às 14:55 no horário de Brasília, a 5° de Leão. Como sabemos, o  ciclo lunar tem duração de 29 dias e meio e uma Lua Nova indica os temas que serão importantes na vida coletiva e também na vida pessoal durante este período, dependendo de como isso ocorre no nosso mapa.

O ciclo leonino nos convida a deixar a nossa luz brilhar, a expressar os nossos potenciais mais criativos; a trazer à tona o que há de mais singular na nossa identidade única – como o Sol a iluminar tudo o que está à sua volta.

Wikimedia Commons

Às vezes eu sinto que Leão é um signo mal interpretado – não é porque eu tenho o Sol neste signo não! Gosto de lembrar do Sol, o regente desse signo. O Sol, que todos os dias se levanta e que garante luz e calor e, consequentemente, vida na Terra. O Sol nunca está preocupado se ele está sendo visto, se estamos olhando para ele, aliás, nem conseguimos olhar para ele, porque se olhamos para ele, ficamos cegos, dado que sua luz é tão intensa que ofusca a nossa visão. Não precisamos olhar diretamente para o Sol para saber que ele está brilhando, liberando sua luz e seu calor. Sabemos que o Sol está lá, pelo mero fato de ser dia e de ele iluminar tudo à nossa volta. Da mesma forma que o verdadeiro rei não se preocupa se seus súditos o respeitam e reconhecem sua autoridade. Ela existe. Ponto.

By Albrecht Dürer – The Yorck Project (2002). Domínio Público, https://commons.wikimedia.org/

Assim funciona o arquétipo de Leão. No que tem de mais positivo, a função de Leão é iluminar aquilo que toca. Iluminar vitalizar, aquecer aquilo que está no seu entorno, sem se preocupar se está sendo visto ou não. Quando está operando na sua forma mais positiva e genuína, Leão, simplesmente brilha, vitalizando e iluminando os talentos, potenciais e o que há de melhor no outro. A famosa vaidade caricata atribuída Leão pode, sim, acontecer, mas quando falamos de um Leão inseguro, que ainda não encontrou o seu próprio poder pessoal; que ainda não se deu conta da própria luz e do poder que ela tem de iluminar a vida ao redor.

Tendo feito essa longa introdução, vamos olhar o que essa lua nova nos traz como promessas para as próximas quatro semanas?

Há vários elementos interessantes a se avaliar nesta lunação. Ocorre a 5°36’ de Leão, primeiro, decanato do signo, regido pelo próprio sol, o que indica um ciclo em que, além de trazermos essa ênfase grande sobre os temas da identidade, do poder da criação, da criança interna, da busca de viver espontaneamente, com alegria e pelo coração, além de todos esses temas, a Lua Nova também, enfatiza, no plano mais coletivo, os assuntos ligados ao poder e às grandes autoridades mundanas.

Vemos uma marca indiscutível do elemento Fogo: impetuoso, mas também sustentado, pois é Fogo Fixo. Com muito fogo no céu, estamos mais inflamáveis, impulsivos, cheios de energia e disposição seguir um sonho e uma visão inspirada. Mas o fogo também pode ser dramático e se não houver Terra para sustentar o sonho, ele se torna apenas fantasia irrealizável. Felizmente, há bastante Terra para dar lastro a esse fogo. Saturno está como single tom no elemento Ar, indicando a necessidade de uma elaboração cuidadosa e criteriosa dos planos antes de entrarmos em ação, pois as responsabilidades serão pesadas e comprometimento, essencial para que esse Poder Criador possa se manifestar.

Lua Nova em Leão – Brrasília, 28 de julho de 2022, 14:54;50.

O aspecto mais importante que Lua e Sol fazem é um trígono a Júpiter, que está estacionário retrógrado. Ou seja, Júpiter fica retrógrado no mesmo dia da Lua Nova, que acontece dando ênfase à retrogradação de Jupiteriana.

Júpiter retrograda de 28 de julho a 23 de novembro, de 8 de Áries até 28 de Peixes. Durante os meses em que fica retrógrado proposta é fazermos uma ampla e completa revisão e tudo o que nós fizemos até aqui na busca de crescimento, desenvolvimento e expansão. Isso vale para a vida pessoal e coletiva? A retrogradação de Júpiter tem implicações muito diretas sobre os poderes Legislativo e Judiciário, sobre os temas de Lei e Justiça. A Lua nova acontecendo neste mesmo dia coloca o seu holofote sobre essa retrogradação de Júpiter lembrando que esses Grandes Poderes podem também entrar em modo de revisão.

O Sol representa o rei, autoridade máxima, o chefe de estado. Quando um planeta exterior fica retrógrado, ele necessariamente vai receber a oposição do Sol em algum momento nos meses da retrogradação. A oposição do Sol implica um embate de poderes, confrontos nas questões associadas com este planeta – no caso de Júpiter, questões relacionadas à justiça, leis, religiosidade, espiritualidade, crescimento e expansão em diversas esferas, especialmente, na econômica.

Outro aspecto que Sol e Lua fazem é a oposição dissociada ao planeta Plutão – dissociada porque está em outro signo que não da oposição natural e separativa porque já ocorreu, enquanto Sol e Lua trafegavam o signo de Câncer. É uma oposição bastante ampla, de efeito enfraquecido, mesmo assim, sugere embates passados que ainda reverberam durante este ciclo.

O Sol está entronado, pois o Sol rege Leão, portanto ele está em casa, domiciliado, o que dá uma grande força ao Sol.

Eclipse Solar Parcial em Touro – Brasília, 30 de abril de 2022, 17:42

Um dado bastante importante é que esta Lua Nova ativa de novo o eclipse do dia 30 de abril, ocorrido a 10 de Touro, um eclipse solar parcial. Os eclipses costumam ser reativados na terceira Lunação de mesma natureza, ocorrendo no mesmo ritmo de signos. É o caso da lunação leonina. Portanto, isso traz um gostinho de eclipse para o ciclo que vamos viver a partir daqui. O que significa o gostinho de eclipse? Que temos um ciclo bem mais intenso, com potencial maior de mudanças e alterações na vida pessoal e na vida mundana. E só para garantir que esse eclipse seja realmente ativado, a Lua Nova ocorre no grau 5 de Leão, mas se considerarmos o grau 10 de Touro, já temos um orbe amplo, porém a Lua entra na fase do Quarto Crescente a 12° de Escorpião, também fazendo oposição ao grau do eclipse. Então, é inequívoco que este eclipse está sendo ativado novamente.

Outro fato notável é a tríplice conjunção de Urano, Nodo Norte e Marte, da qual eu já falei neste outro artigo aqui, e que indica um período em que as nossas ações vão repercutir por muito tempo no futuro. Indica necessidade de ações muito conscientes, exatamente por causa dos seus efeitos duradouros. Marte é um acelerador, um turbinador, e nesta configuração, garante mudanças ocorrendo de forma vertiginosa.

E algo que não pode deixar de ser mencionado é o fato de a Lua estar Fora dos Limites do Sol. É muito interessante porque é uma Lua Nova, regida e comandada pelo Sol, O Astro Rei. Mas a Lua que inicia este ciclo, não obedece ao Sol. Ela está fora da sua jurisdição real. Está longe de casa, buscando e perseguindo os seus próprios intentos. É uma lua um tanto extrema, que se rebela e que indicam um ciclo onde, de fato, podemos ter situações extremas desafiando o controle emocional, desafiando o controle na esfera pública, do povo. Em Astrologia Mundial, a Lua representa o povo, a pessoa comum e anônima. A Lua, neste mapa, está incontrolável, selvagem, fazendo o que bem entende. Ela não acata as orientações solares (da autoridade). O povo está rebelde! Vamos ver como é que isso vai se manifestar ao longo das próximas semanas.

Na lunação de Câncer estávamos na esfera da Mãe e agora saímos dessa esfera, simbolizada por Câncer, e entramos na esfera do Pai, simbolizada por Leão. O Fogo é o elemento do espírito, a figura do Pai está bastante ativada. Contudo, ainda vemos Vênus, planeta feminino, em grande intimidade com Lilith, a Lua Negra, entre 10 e 11 de câncer. Se pensarmos na Lua Fora de Limites e Vênus em contato com Lilith outro ponto na astrologia que representa insubordinação e rebelião, podemos também inferir que este feminino continua na berlinda, em destaque, por um motivo ou por outro.

E por fim, mas não menos importante, este mapa traz uma formação de locomotiva, capitaneada pelo planeta Plutão, o Deus das Transformações Profundas, o Deus do Submundo e da as Sombras? O deus que nos confronta com a Destruição Necessária, embora não admitamos. Há um indicador a partir desse padrão planetário de um ciclo bastante dinâmico, potente e, mais uma vez, profundamente transformador.

A Lua nova acontece na casa 8 do mapa levantado para Brasília. E Plutão, o Capitão dessa Locomotiva está na casa 2: um tema crucial deste ciclo, será a gestão material e financeira do país. Distribuição de recursos, questões relacionadas com bancos e instituições financeiras estarão na linha de frente, assim como o governo, representado pelo Sol na oposição dissociada com Plutão sugerindo as ações passadas repercutindo agora, ações que têm um impacto imediato na geração de renda e nas finanças do país – a oposição com Plutão indica interesses escusos e obscuros por trás de tais ações. Coletivamente, é um ciclo que coloca grandes desafios para o Brasil, devido a essa oposição ocorrer no eixo de casas 2 e 8, com Júpiter dentro da casa 4.

Em termos pessoais, é um tempo de nos conectarmos com o que há de mais profundamente criativo na nossa alma e espírito. E deixar a criança criativa dentro de nós se expressar. É um tempo que favorece a autoridade pessoal e imprimirmos nossa marca naquilo que estamos fazendo – não pelo ego, não porque queremos aparecer, mas porque aquilo que podemos e queremos criar vai, de fato, fazer diferença no nosso entorno; a luz que vamos liberar é necessária para iluminar o que está ao nosso redor, a exemplo do Sol.

O Símbolo Sabiano do grau 6 (5°38′) de Leão traz uma imagem interessantíssima, que ilustra magistralmente o dilema de Saturno e Urano que estamos vivendo desde 2020. Saturno é o Velho, Urano é o Novo. Os dois fazem quadratura minguante e o ciclo deles fala de crises e revoluções, o confronto entre o velho e o novo. O Símbolo Sabiano da Lua Nova traz a imagem de “Uma Senhora conservadora e à moda antiga é confrontada por uma garota hippie”. Dane Rudhyar, analisando este símbolo, diz que ele vem tratar da necessidade de transcender a nossa subserviência aos modismos, seja nas questões morais, seja nas roupas ou comportamentos. Ele implica um conflito geracional, que é exatamente uma tônica de Saturno-Urano. É um símbolo extremamente ilustrativo do tema de Saturno Urano, o que indica, por sua vez, uma antecipação da última quadratura acontecendo em outubro – sim, já estamos sendo preparados com esse pequeno aperitivo, para o banquete completo será servido entre outubro e novembro. Serão meses bastante críticos, nervosos e inflamados porque teremos entre outubro e novembro esse último evento da quadratura de Saturno Urano; a segunda temporada de eclipses de 2022 e Marte ficará retrógrado em Gêmeos, quadrando Netuno. Tudo isso bem no período das eleições! Período incendiário, do qual ganhamos um aperitivo agora.

O símbolo Sabiano da Lua Nova nos alerta para a necessidade de conciliarmos entre essas gerações conflitantes, entre os modelos de vida e os paradigmas colocados. E perceber que cada um tem o seu valor e o seu lugar, mas que às vezes, é necessário provocar uma renovação completa na vida!

Wikimedia Commons

Sobretudo, mais uma vez, essa Lua Nova em Leão indica um momento crucial de criarmos algo especial na nossa vida, algo que traduza aquilo que temos de mais especial, de mais, singular e autoral, no sentido de revelar a nossa autoridade única e que reflita. O que há de mais genuíno e mais verdadeiro em nós!

E em Leão, precisamos lembrar ainda que, não importa o quanto a vida está dura e difícil – exatamente o lugar e tempo em que estamos vivendo atualmente – é preciso amar, e amar com alegria, porque é isso que vai revitalizar e dar sentido a todas as lutas que precisamos lutar. Amar, as pequenas ou as grandes coisas, os parceiros, amigos, família, os filhos, o trabalho, a vida e especialmente, a si mesmo!

O que vai ser para você?

Um feliz novo ciclo para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!