Evolução Acelerada – Urano, Nodo Norte e Marte em Touro

urano,

Um dos acontecimentos de maior expectativa no céu astrológico de 2022 é a conjunção de Urano ao Nodo Norte da Lua, em Touro, energizada pela presença de Marte, o planeta da ação e da agressividade.

Urano e Nodo Norte se encontram a cada quinze, dezesseis anos, aproximadamente. Geralmente em signos que fazem sextis entre si, na sequência de conjunções, mas não necessariamente. Os últimos “encontros” aconteceram em março de 2007, em Peixes; novembro de 1991, em Capricórnio; setembro de 1976, em Escorpião; agosto de 1961, em Leão; julho de 1946, em Gêmeos.

Mudanças e Evolução Aceleradas

Creative Commons – Wikimedia Commons – Reprodução

Urano encontrando com o Nodo Norte, pode simbolizar um momento de mudanças aceleradas, evolução acelerada ou mudanças drásticas super aceleradas – a repetição é proposital! Urano é o Despertador Cósmico, aquele que indica mudanças drásticas, radicais, inesperadas e repentinas, que nos acordam da nossa dormência e nos empurram para a ação, como um raio, que cai de forma inesperada, imprevisível, mas ilumina e transforma a paisagem instantaneamente. Urano simboliza o novo, o progresso, o futuro, todas as novidades, até aquelas ainda não pensadas ou não engendradas pela mente humana. Avanços científicos, tecnologia, mudanças culturais e sociais radicais, às vezes, surpreendentes ou mesmo chocantes. É um planeta de liberdade, liberação e libertação – palavras nem sempre necessariamente sinônimas. Rebeldia e revoluções também são parte do seu menu!

Nodo Norte/Caput Draconis e Nodo Sul/Cauda Draconis – Composição de Maria Eunice Sousa no Canva.

O Nodo Norte da Lua não é um corpo celeste, não é um astro. Na verdade, trata-se de um eixo de dois pontos exatamente opostos, Norte e Sul. São pontos de intersecção da trajetória da Lua girando ao redor da Terra, com a trajetória da Terra girando ao redor do Sol, portanto, são pontos de encontro. Também estão ligados ao destino e ao caminho evolutivo e nesse sentido, podem ter conexão com o futuro, com o devir: aquilo que virá ou ainda vai ser. É o Norte para onde estamos caminhando, seja no plano individual ou coletivo. Para quem acredita, o Eixo Nodal tem a ver ainda com as questões cármicas: o que já vivemos em vidas anteriores (Nodo Sul) e o que ainda precisamos aprender nesta vida (Nodo Norte). Essa conjunção pode significar então mudanças repentinas no destino humano. Aceleração radical do nosso caminho evolutivo.

Marte é um planeta pessoal, muito próximo do Sol, portanto, muito próximo da consciência solar. Simboliza a energia e ação individual. Representa o instinto agressivo natural, defesa e ataque, mas, em tom positivo, capacidade de autoafirmação e de realizar os intentos da identidade, representada pelo Sol. Na Astrologia Mundial Marte é um disparador, aquele que incendeia o estopim, que detona as configurações lentas. Marte presente nessa conjunção adiciona um elemento de pessoalidade, traz tudo para o nível individual – além de ser um disparador. Chama atenção para a necessidade de termos muita consciência sobre a nossa ação individual, pois ela repercutirá e reverberará por bastante tempo no futuro. E energiza todos os significados da conjunção de Urano ao Nodo Norte.

Mudanças nos Valores

Cornelius Varley – Árvore atingida por raio – Wikimedia Commons

Como isso acontece no signo de Touro, está implicada a manifestação no plano físico. O signo de Touro é o primeiro signo de Terra do zodíaco. Traz presente a dimensão do mundo físico, concreto, tangível, palpável, o mundo manifesto. Esse mundo que experimentamos a partir do planeta Terra, onde estamos pisando. Portanto, podemos pensar e esperar mudanças radicais aceleradas também na nossa relação com o planeta. Nos nossos valores fundamentais no que tange ao planeta, seus recursos, e à própria natureza. Assim como nos valores gerais sobre como vivemos a vida na Terra.

Urano tem estado em Touro desde 2018 e vem nos convidando a repensar e a fazer mudanças radicais nos nossos valores como seres viventes nessa Terra. Será que estamos levando isso a Sério? Será que estamos percebendo a necessidade de mudar? Já estamos vivendo um colapso ambiental, como muitos acontecimentos já mostram em várias partes do mundo: enchentes, temperaturas muito elevadas, incêndios, fenômenos climáticos diversos… e sabemos que é só o começo! Será que já foi suficiente para começarmos a mudar algumas coisas, especialmente. nem tanto, você e eu, pessoas comuns, vivendo nossa vidinha básica e banal, mas especialmente aquelas Grandes Figuras, os Senhores do Poder, que realmente decidem, que realmente fazem as escolhas coletivas? Será que essas pessoas estão vendo a necessidade de mudar seus grandes esquemas? Aí é que está o perigo, porque talvez continuem apenas querendo apenas mais lucro, focados cada vez mais no Mercado, essa entidade superpoderosa e, interessantemente, paradoxalmente, intangível! – afinal, Touro também está associado com a economia, a geração de riquezas e a geração de valor, que neste caso está equacionada com dinheiro e o poder atrelado a ele. Será que esses Senhores do Poder estão cientes da necessidade de mudarmos esses valores pelos quais temos vivido até aqui, da superexploração, do superavit, do super lucro, do crescimento contínuo e infinito? Duvido muito!

Maria Eunice Sousa

Acredito que Urano conjunto ao Nodo Norte, conjunção turbinada por Marte, pode significar o momento crucial em que o planeta, a vida, esfrega na nossa cara o verdadeiro estado de coisas, para garantir que entendemos onde estamos, realmente! Ou muda, ou arca com as consequências – que não serão gentis! Será necessário ativar o máximo da nossa consciência e nos permitirmos estar abertos a essas modificações, pegando “carona” nessa aceleração das mudanças!

Além de tudo já dito, essa tripla conjunção ocorre no grau 18 de Touro, que também é Ponto Médio dos eclipses da primeira temporada de 2022: o de 30 de abril, solar parcial a 10° de Touro, e o lunar total de 16 de maio, a 25 de Escorpião. O grau 18 é o Ponto Médio de 10-25 do eixo Touro-Escorpião, portanto, essa conjunção tem efeito potencializador de eclipses, que por sua vez, também são gatilhos e detonadores – aqui temos dois elementos em retroalimentação: trânsito de planetas e pontos lentos e eclipses!

No Coletivo e no Individual

Em termos sociais e coletivos, essa configuração pode se manifestar como mudanças geofísicas, através de fenômenos naturais ou climáticos: literalmente, a natureza se rebelando e protagonizando eventos dramáticos, como, aliás, já está acontecendo.

Já no plano individual, depende dos pontos que toca no mapa natal. É fato que a configuração pode acelerar mudanças já ensaiadas: mudanças com propósitos e com ação consciente! E como já dito, as escolhas e ações adotadas agora poderão repercutir por bastante tempo, na área de vida representada pela casa onde esse encontro acontece.

prrocessos Uraniano indicam a liberação e descarte de partes nossas que não são mais necessárias. Rupturas com o que não mais nos representa. Processo de metamorfose do girino em sapo – Wikimedia Commons

Metamorfoses à vista!

Urano favorece rupturas com aquilo que não nos serve mais; liberação de pesos antigos ou simplesmente, de partes nossas ou da nossa vida que deixaram de fazer sentido. Conjunto ao Nodo Norte e acelerados por Marte, essa configuração pode funcionar como catalizadora de mudanças importantes, do espertar para uma nova vida e um novo jeito de ser e viver no mundo. Alguns dos processos vivenciados não necessariamente permanecem, nem as pessoas que os protagonizaram para nós – tudo tem função de catalização. Às vezes, nós é que temos essa função para o outro. Com Urano, tudo funciona na base de teste e experimentação, queremos testar o novo e nem sempre estamos muito preocupados com o resultado final. Queremos viver o novo, simplesmente!

O Boy do Pacote

Em termos de relações, quando Urano ativa o mapa pessoal como significador de relacionamentos, seja por fazer contato com Vênus, por trafegar as casas 5 ou 7 ou fazer contato com seus regentes, nossa vida amorosa vira uma espécie de montanha russa: conhecemos gente nova e completamente diferente do nosso padrão; às vezes engatamos relações múltiplas; às vezes não queremos compromisso com ninguém, apenas curtição; se a pessoa era muito namoradora, pode entrar numa fase celibatárias também. Mas eu geralmente conto a historinha do Boy do Pacote para clientes que passam por trânsitos de Urano na esfera relacional, que segue abaixo.

Você está em casa de boas – talvez já esteja experimentando uma certa ansiedade e inquietação – e de repente, inesperadamente, batem à porta ou tocam a campainha. Você não está esperando ninguém, mas abre a porta. Tem um entregador/a, com um pacote para você. “Mas eu não pedi nada, não comprei nada!”, diz você. O boy dá de ombros e fala: “sou apenas o entregador, assine aqui!”. Você assina e ao se aproximar, aspira o cheiro do boy, que lhe instiga. Você olha de novo e os olhos dele lhe instigam mais ainda e um arrepio eletrizante percorre você. De repente, essa pessoa lhe parece extremamente interessante e você oferece uma água, um café… E ele entra, aceita o café e vocês engatam numa conversa e em outras coisas mais. Depois de um tempo e de muitas trocas, o entregador lhe diz que precisa ir, pois tem outras entregas – igualmente importantes – para fazer e você tem que deixá-lo ir. Talvez vocês troquem telefones, talvez ele volte, talvez isso vire algo mais, mas no momento você tem que deixá-lo ir e… abrir o pacote, que você já tinha esquecido e que foi o motivo de o boy vir à sua vida, em primeiro lugar! Você abre o pacote e descobre um mundo de novidades incríveis e talvez o boy se torne apenas uma boa lembrança, a quem você agradece pela novidade que lhe sacudiu da vida rotineira.

A moral da história do Boy do Pacote – que pode ser também a Garota do Pacote, pois o sexo ou gênero não é importante – é que durante trânsitos de Urano pessoas podem entrar na nossa vida causando verdadeiras revoluções, quebrando rotinas e padrões, tirando nossa vida do eixo, alterando nossa forma de ver as coisas… mas não necessariamente essas pessoas vêm para ficar, não necessariamente essas relações se tornam permanentes ou duradouras, porque na maior parte das vezes elas vêm com uma função muito específica de nos sacudir, de nos chacoalhar e despertar; elas funcionam como catalizadoras de mudanças e quando cumprem sua função, quando entregam “o pacote”, elas precisam ir embora. E o que precisamos lembrar é que, muitas vezes, “o pacote”, aquilo que elas nos trouxeram e as mudanças que representaram são mais importantes do que a própria presença delas, porque “o pacote” fica, mas talvez essa pessoa precise ir embora.

Datas:

Urano e Nodo Norte se encontram no dia 26 de julho de 2022, a 18°34’ de Touro. Porém, a partir de 31 de julho, Marte avança também para o grau 18 e gradativamente se aproxima dos dois. Na madrugada do dia 1° de agosto Marte faz conjunção ao Nodo Norte, ficando várias horas entre Nodo Norte e Urano, até que ultrapassa Urano, no fim do mesmo dia. Portanto, apesar de Urano e Nodo Norte já se encontrarem no dia 26 de julho, é entre 31 de julho e 1° de agosto que as manifestações ocorrem, disparadas por Marte chegando e ativando essa configuração. Urano retrograda no dia 24 de agosto, a 18°55 de Touro. Volta ao movimento direto em 22 de janeiro de 2023, a 14°55.

Como aproveitar essa configuração?

E como você, pessoalmente, pode aproveitar essa oportunidade de mudanças?

  • Verifique no seu mapa natal onde está o grau 18° de Touro, qual a casa astrológica – é nessa área que mudanças importantes podem se dar, revoluções significativas podem acontecer – veja ao final do artigo um resumo básico dos signifcados por casa.
  • Veja então se há algum planeta ou ângulo (Ascendente, Descendente, Meio do Céu ou Fundo do Céu) neste grau, ainda no signo de Touro.
  • Em seguida, verifique se há planetas no grau 18 dos outros signos de Terra (Virgem e Capricórnio), porque estarão recebendo um trígono dessa configuração.
  • Busque ainda por planetas ou ângulos no grau 18 dos signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes), porque também receberão um sextil (aspecto de 60 graus). O trígono e sextil são aspectos de harmonia e podem nos ajudar a facilitar os processos de mudança na área regida pelo planeta tocado e casas que rege – essas mudanças são mais voluntárias, podemos escolher como queremos mudar. Esse planeta já está recebendo os aspectos de Urano e agora o Nodo Norte e Mate potencializam este trânsito.
  • Por fim, é muito importante olhar se tem planetas ou ângulos no grau 18 nos signos fixos, além de Touro (Leão, Escorpião e Aquário), estes três signos estão desafiados por oposição (Escorpião) e quadraturas (Leão e Aquário). Nestes casos, a mudança é mandatória, não temos muita escolha além de parar de resistir e promover alterações, para ontem!

Marte, Nodo Norte e Urano pelas Casas Astrológicas

Abaixo os significados gerais dessa conjunção ocorrendo nas casas astrológicas. É importante notar que Urano já trafega Touro esde 2018, poanto, você já deve estar experimentando modificações importantes nesta área de vida há algum tempo. Agora, o trânsito de Urano por Touro está salientado pelo trânsito do Nodo Norte por este signo e, consequente, pelos eclipses ocorrendo no eixo Touro-Escorpião! Leve isso em consideração ao ler a interpretação abaixo. Nota: este trecho é copiado de outro artigo, sobre eclipses, e a fonte pesquisada na época foi Carol Rushman – você poder ler o artigo sobre eclipses aqui.

Em linhas gerais, em qualquer casa que ocorra, o trânsito de Urano e Nodo Norte (e, consequentemente, dos eclipses de 2022 e 2023) indicam período de possível instabilidade e oscilações nos assuntos da casa; mudanças importantes, possíveis rupturas nas relações, alterações na percepção pessoal sobre essa área de vida; maior desapego e desprendimento; busca de liberdade e independência. Revoluções.

Casa 1 – Casa angular e super importante, simboliza a imagem, corpo física e atitude pessoal diante do mundo. Oportunidade de mudar e redirecionar a própria vida, mudando de atitude, posicionando-se de forma diferente diante de outras pessoas. Alterações significativas no corpo, saúde e aparência física. Tudo pode ser feito voluntariamente, por você mesmo! Necessidade extrema de liberdade e independência e, dependendo dos aspectos que a configuração fizer ao resto do mapa, pode ttrazer tensões com outras áreas de vida. Muita impulsividade pode implicar riscos reais de acidentes ou à saúde.

Casa 2 – A ênfase aqui recai sobre os valores, sejam eles materiais ou imateriais. Finanças, posses, patrimônio material vêm para a linha de frente e “eventos” podem se precipitar exigindo novas atitudes na percepção e gerenciamento dos valores. Pode ser um bom período para reavaliar investimentos e a gestão dos recursos; para aprender uma nova habilidade que se transforme também em recurso e valor; especialmente para refletir sobre nossos valores mais essenciais e como eles influenciam nossas decisões e escolhas. Você pode se perceber tendo uma atitude mais desapegada e desprendida em relação a posses materiais.

Casa 3 – Você pode vivenciar uma completa revolução no seu modo de pensar e de enxergar a realidade, pois está sendo convidada/o a quebrar paradigmas mentais e modificar estruturas de pensamento. Sua forma de se comunicar e aprender também pode passar por alterações. Estudos e aprendizados podem ser estimulados e favorecidos, dependendo dos aspectos que essa configuração faz. Comunicação, veículos, viagens curtas, viagens diárias para o trabalho e deslocamentos em geral também são influenciadas por estas energias. Pode haver mudanças bruscas nas relações com irmãos e parentes próximos.

Casa 4 – Relações com a família de origem ou com a família formada pelo indivíduo passam por oscilações e talvez instabilidade; pode haver maior desprendimento e talvez relações mais livres nessa esfera. Mudança na relação com a figura paterna, que pode enfrentar desafios. Pode haver oportunidade de mudanças de residência, alterações nos assuntos domésticos, no lar e na própria casa física em que se mora. A vida interior passa por granes alterações. Reformas e mudanças na residência são possíveis.

Casa 5 – Os romances, atividades de lazer e relaxamento, criatividade e relações com filhos passam por algumas revoluções. Oportunidade de transformar a maneira como experimentamos e lidamos com esses assuntos. Novos e eletrizantes romances podem acontecer, energizando a vida, porém, esses romances não se tornam necessariamente duradouros, pois têm apenas a função de nos despertar para a nova vida. Filhos, como expressão mais óbvia de nossa criatividade também se tornam o centro das atenções, especialmente o filho mais velho; novas atividades criativas ficam favorecidas, como artes, danças, música, etc. Pode ocorrer o nascimento de novos “filhos”, sejam crianças reais ou novas atividades criativas que energizam e dão novo sentido à vida. Aconselhável ter cuidado com especulações e jogos de azar.

Casa 6 – Trabalho diário, emprego, colegas de trabalho, relação com empregados e servidores, saúde, corpo, cotidiano, bichos de estimação… Todos estes assuntos ficam realçados por esta configuração. É um momento de avaliar com seriedade a forma como cuidamos da saúde e especialmente avaliar o impacto de maus hábitos sobre ela, como fumar, por exemplo. Pode haver mudanças no local e ambiente de trabalho. Favorece grandes guinadas na forma como cuidamos do corpo e da saúde.

Casa 7 – Todas as relações próximas ficam sob os holofotes, especialmente parcerias afetivas ou de negócios, assim como amigos mais chegados e também os tais “inimigos declarados”. Dependendo dos aspectos que essa configuração fizer ao resto do mapa, pode haver rupturas abruptas que trazem uma tônica de liberação. O convite é para se criar modelos de relacionamento completamente novos, baseados em confiança real e não em posse e controle. O trânsito e Urano por esta casa exige renovação total nas relações e na própria forma de se relacionar.

Casa 8 – Casa dos valores dos outros, da morte (não necessariamente literal) e renascimento, de crises, de impostos, seguros e heranças. E também do sexo como expressão da parceria íntima. A vida emocional e íntima pode passar por verdadeiras “revoluções”. Você pode ter desejo intenso de experimentar e ousar na vida sexual, de tentar coisas novas e diferentes, de quebrar tabus e restrições. Uma revolução sexual pode acontecer, se a pessoa era muito reprimida. Pode haver também liberação da dependência dos recursos de terceiros (do marido, do sócio, da família, etc. ). O período pode ser particularmente “quente” sob os lençóis e novos amantes podem aparecer à nossa porta, mas essas relações não necessariamente permanecem, funcionam mais como catalizadoras das mudanças necessárias.

Casa 9 – Potencial de grandes mudanças nas crenças, filosofia de vida e nas buscas espirituais. Cursos superiores e vida acadêmica podem funcionar como catalizadores de ttransformações. assim como publicações também estão enfatizados. Novos conhecimentos que expandem a consciência podem ser iniciados a partir de novos contatos ou até mesmo por um livro que começamos a ler. Pode ser um período em que se rompe com antigas crenças ou tradição religiosa que se professava anteriormente. Viagens internacionais ou contato com outras culturas podem ser, igualmente, precipitadoras de modificações e transformações de via.

Casa 10 – A imagem pública, a carreira, a vocação e o próprio rumo de vida podem passar com grandiosas e radicais alterações. Pode haver mudanças drásticas de carreira ou de status social. A pessoa pode sentir um “chamado” para seguir por um caminho completamente diferente daquele que vinha trilhando até então. Podemos ser promovidos ou demitidos sumariamente, dependendo do nível de satisfação com a vida que estamos levando; podemos ficar literalmente sob os holofotes em situações públicas e que agregam valor à nossa persona pública e status profissional. Mudanças na relação com a mãe ou com figura materna arquetípica são possíveis e eventos ligados a ela também podem nos afetar.

Casa 11 –  Os objetivos de longo prazo e as grandes esperanças podem se modificar completamente. Nossos sonhos antigos perdem o sentido e os renovamos ou substituímos por novas aspirações. Podemos iniciar novas amizades, participar de grupos e associações muito diferentes de tudo que buscamos antes. Pode haver rupturas com antigas amizades que já não se alinham com a nova pessoa que estamos nos tornando. Podemos escutar um chamado para nos engajar em alguma causa social importante, ou mesmo atuar politicamente.

Casa 12 – A casa da introspecção e do inconsciente e o trânsito de Urano por aqui indica tempo de abrir o porão, o quartinho escuro da bagunça – podemos encontrar muito lixo, mas também alguns tesouros! Esqueletos tendem a sair do armário e demandar que lidemos com eles; tabus familiares ou raciais tendem a cair no nosso colo de graça, e não podemos mais fingir que não os vimos; é uma casa de serviço, então somos convidados a prestar serviços que implicam sacrifício ou oferenda de nosso tempo e energia em favor de outros. Podemos nos sentir particularmente introspectivos e sentir o desejo de isolamento e reclusão. Chamados para causas filantrópicas ou espirituais.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

5 thoughts on “Evolução Acelerada – Urano, Nodo Norte e Marte em Touro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!