E O FIM DO MUNDO? E O CALENDÁRIO MAIA? (20 DEzembro 2012)

 

fim do mundoMuitas pessoas têm me perguntado sobre o fim do mundo e se há alguma configuração astrológica indicando isso. O mundo vai mesmo acabar no dia 21 de dezembro?

Bom, primeiro eu costumo dizer que este mundo acaba todos os dias para as pessoas que morrem para esta vida e vão embora para outro plano; segundo, o mundo já está acabando há décadas com toda a exploração desenfreada que o humano empreende na natureza, e ela agora está revidando, por isso vemos tantos caclismas e catástrofes mundo afora; terceiro, cientificamente, tudo tem um ciclo de vida, inclusive os planetas e corpos celestes em geral e sabemos que o sol explodirá daqui a alguns milhões de anos, destruindo completamente o nosso conhecido sistema solar – mas isso daqui a alguns milhões de anos.

Brincadeiras à parte, vamos falar mais sério.
Eu não trabalho com Astrologia Preditiva (que faz previsões de eventos concretos) nem Astrologia Mundana (que estuda os mapas de países, cidades, chefes de estado e eventos sociais, catastróficos ou não), mas de modo geral, astrologicamente não há nenhuma configuração planetária no céu do dia 21 que indique o fim do mundo. Não há nenhum alinhamento de planetas dentro do sistema solar que seja anormal dentro do que tem sido observado no céu por séculos. A configuração menos usual que há no céu do dia 21 é o “Dedo de Deus” formado por Saturno em sextil com Plutão (angulo de 60 graus-aspecto harmonioso) e os dois inconjuntos (angulo de 150 graus-aspecto tenso) a Jupiter.

Essa configuração é considerada bastante fatalista. Há uma tensão constante e enervante, mas não forte o bastante para gerar um confronto aberto como acontece com uma oposição ou uma quadratura. Então é uma tensão que não leva a uma liberação da energia e por isso não há solução, sendo frequentemente inconsciente.

Bom, sendo essa configuração fatalista, ela poderia significar uma catástrofe? Poderia até ser, mas pra começar, teríamos que analisar com cuidado os mapas de vários países mundo afora que fossem ativados por essa configuração para afirmar algo parecido. Além disso, essa configuração está no céu desde o dia 11 de dezembro e continuará aparecendo por bastante tempo ainda em 2013. Então, não acho isso provável. Alguns astrólogos associam o YOD a rompimento com o passado e ingressão em fases novas da vida. Fins de ciclos.

Ah, mas e o Calendário Maia?
Os Maias compreendiam muito bem a qualidade cíclica da vida, do tempo e da própria Natureza. Tinham um sistema de calendários bastante complexo, com vários calendários, representando diferentes ciclos, sendo seguidos simultaneamente. Alguns desses calendários registravam e seguiam os ciclos astrológicos dos planetas, como a Lua e Vênus, por exemplo. Alguns tinham contagem curta como o ciclo de 260 dias associado à gestação humana, outros tinham contagem bastante longa, de milhares de anos. Alguns estudiosos afirmam que uma interpretação incorreta de um calendário Maia/Mesoamericano de contagem longa é a base da crença de que um cataclisma ocorreria no dia 21/12/2012, devastando terrivelmente o planeta Terra. Esses estudiosos dizem que na verdade, para os Maias o fim de ciclos era motivo de grande celebração. Apontar o dia 21/12/2012 como a data do fim do mundo ou da grande mudança cósmica seria somente uma invenção sensacionalista para se ganhar dinheiro.

Pessoalmente, acredito que o Calendário Maia aponta apenas o fim de mais um ciclo e o início de outro, que obviamente, terá uma energia diferente. Acredito que há mudanças interessantes para acontecer, mas num nível sutil. Somos cada vez mais instigados à auto-consciencia, a nos responsabilizarmos por nós mesmos e pelo planeta em que vivemos e acredito que de agora em diante esse chamado vai ficar ainda mais premente. O fim do mundo vai estar cada vez mais próximo se não pararmos com a degradação do planeta e a exploração exaustiva dos recursos naturais. O resto é especulação e sensacionalismo.
FELIZ FIM DE CICLO PARA VOCÊ!!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!