A Semana Astrológica – A insustentável fragilidade do ser

Semana de 07 a 13 de dezembro

Nova semana, novo ciclo começando com a Lua Nova que ocorre na sexta-feira, a 19°03’ de Sagitário. Uma Lua de expansão de conhecimentos, ideias e que dá o tom da semana como um todo: a luta entre a fé e a desesperança, entre o confronto com as nossas piores fraquezas e o vislumbre de nossas grandes possibilidades de reformar a nós mesmos e aos nossos objetivos de futuro, um confronto com a insustentável fragilidade do ser que somos nós. A Lua vem falar também de projetar e plantar sementes de futuro; de rever crenças e buscar uma espiritualidade mais verdadeira e menos dogmática ou fanática, uma espiritualidade que cure o ser humano de sua alienação e dos sofrimentos percebidos na matéria instintiva e falível. A Lua é Nova às 08h29min do dia 11 de dezembro para Brasília e às 10h29min para Lisboa.

Nesta semana temos Marte ainda super ativo, estimulando novamente a quadratura Urano-Plutão – que está de novo muito próxima da orbe exata – ao fazer oposição a Urano em Áries, exatamente no dia da Lua Nova, que aliás, ocorre em trígono a Urano. Esta oposição Marte-Urano simboliza um grande potencial de precipitação e rebeldia. Marte em Libra, que vinha numa “pegada” dócil e cordata, torna-se inflamado e reativo ao envolver-se com Urano-Plutão. E de repente, parece que nos sentimos numa camisa de força de obrigações, deveres e excessos de civilidade. A tensão vai num crescendo até atingir um ponto de ebulição e explodir liberando a energia de forma estrepitosa. A semana fica, pois, favorável a precipitação, impulsividade, discussões inflamadas, conflitos de ego, verdades desconfortáveis jogadas na cara de alguém, sujeiras antes escondidas que são finalmente expostas, especialmente quando a Lua trafegar Escorpião potencializada pelos dois dispositores em conflito, Marte e Plutão. Marte em contato tenso com Urano-Plutão alerta para a necessidade de olharmos as restrições que nos tolhem o desenvolvimento e a expressão saudável do ego e da individualidade e, se soubermos tirar proveito deste momento, podemos sim, nos liberar de obrigações que não nos dizem mais respeito e focar na autodeterminação e nos objetivos pessoais. Por outro lado, se nos sentimos frustrados e cerceados por muito tempo, essa ruptura das correntes e restrições pode se dar de maneira violenta e destrutiva e podemos nos expor a episódios de agressividade, acidentes e palavrórios impensados que nos deixarão em maus lençóis. Sem perceber podemos invocar o bully lá fora que compactua com o bully interno da raiva reprimida em nome da agradabilidade social. Mas será que podemos mesmo nos fazer de inocentes e vítimas ingênuas? Onde está o bully realmente? Suprimir ou reprimir a energia não é a solução mais inteligente, pois só trará mais problemas. Como sempre, o melhor é fazer um exame honesto da própria vida e já adiantar as alterações que precisam ser feitas voluntariamente.

Mercúrio entra em Capricórnio na quinta-feira, dia 10, habilitando-nos a ver a vida de forma mais realista e pé no chão. Agora começamos a testar a factibilidade das muitas ideias e insights revelados pelo trânsito de Mercúrio por Sagitário. Este trânsito por Capricórnio propicia a análise séria dos projetos em que estamos envolvidos. Favorece ainda os estudos e qualquer atividade que exija concentração, foco e responsabilidade. Contudo, é bom ficarmos atentos para que não nos tornarmos pessimistas e céticos. De qualquer forma, o Sol em trígono a Urano sinaliza um equilíbrio ao estoicismo e conservadorismo do Mercúrio Capricorniano, possibilitando que consigamos temperar a tradição e a inovação, chegando, talvez ao melhor de dois mundos na vida pessoal e em algumas questões as quais vínhamos tendo dificuldade para conciliar. O Sol também faz quadratura a Quíron em Peixes e fecha a semana em quadratura quase exata a Júpiter em Virgem, formando uma T-Square mutável com os dois… Conciliar a visão com os limites intransponíveis da experiência humana e terrena. Esta quadratura pode fazer suscitar dilemas do tipo “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. O Sol Sagitariano em quadratura ao dispositor Júpiter tem mania de grandeza e pode carecer de limites… Tem receio de olhar para sua sombra imensa, falando e pregando com uma autoridade oca de não quem ainda não se confrontou consigo mesmo e com a própria falibilidade. Assim, ao encontrar-se com Quíron, é preciso encarar, finalmente, essa hipocrisia e a fuga de si mesmo e das próprias verdades dolorosas.

Vênus em Escorpião está em recepção mútua com Marte em Libra, isso porque Marte rege Escorpião, onde Vênus trafega atualmente e Vênus rege Libra, signo do corrente trânsito de Marte. Isso faz com que eles estejam numa espécie de diálogo mudo, intuitivo, telepático e mesmo que não haja aspecto de fato entre eles, há uma grande afinidade que favorece as interações e os relacionamentos. Porém, estes posicionamentos não deixam de ser desconfortáveis para ambos os planetas, porque estes signos representam o detrimento deles, quer dizer, é igual ter que pedir bênção ou favores a alguém com quem se vive às turras, numa relação tempestuosa… Mas, bala trocada não dói, diz o ditado e certamente a recepção mútua ajuda a minimizar este desconforto. Nesta semana Vênus faz trígono a Netuno, tornando a expressão afetiva mais compassiva e romântica, ao mesmo tempo em que aumenta o desejo e a fantasia de fusão absoluta com o outro. Isso, claro, favorece o romance e as trocas afetivas em geral.

A Lua abre a semana em movimento super lento, na fase Minguante em Libra. Torna-se Balsâmica em Escorpião na segunda-feira e Nova em Sagitário na sexta. Segue renovada e fecha a semana já em Capricórnio. Faz contatos harmônicos e tensos com todos os demais corpos celestes.

Dia a dia

SEGUNDA-FEIRA é dia da Lua, que abre a semana ainda fora de curso em Libra. Ingressa em Escorpião às 09h26min e logo faz semi-quadratura ao Sol, tornando-se Balsâmica. Ela ainda faz conjunção a Vênus, sesqui-quadratura a Quíron e trígono a Netuno em Peixes. Marte, co-dispositor da Lua, segue em quadratura ao outro dispositor, Plutão em Capricórnio e em oposição, quase exata, a seu regido, Urano em Áries. Um dia intenso que começa uma semana também intensa. A Lua abre o dia vazia, sinalizando que a vida demora um pouco a engrenar e, se formos sábios, obedeceremos seu ritmos. Ao entrar em Escorpião as coisas ficam mais intensas e passionais e precisamos achar um objeto receptáculo da nossa paixão e fervor. A fase Balsâmica aponta maior introspecção, especialmente em Escorpião e indica também um momento precioso de liberação dos restolhos do ciclo que finda. A conjunção Lua-Vênus em trígono a Netuno indica um dia de sentimentos intensos e viscerais, de grande sensibilidade em que nos sentimos muito próximos ao outro. O dia também fica propenso a anseios pelo infinito e pelo Inefável, a nos evadir das agruras terrenas e afundar num abraço apaixonado que cure a saudade da eternidade. Tempo intenso, romântico e quente para os amantes.

A Lua, Balsâmica e Escorpiana, faz sextil a um de seus co-dispositores, Plutão, em Capricórnio na TERÇA-FEIRA. Também conversa de forma sensível com Quíron em Peixes, enquanto cutuca Urano de maneira irritante e enervante, que por sua vez recebe trígono do Sol Sagitariano, aspecto exato hoje. Outro dia intenso e de sentimentos profundos e passionais. A Lua em Escorpião favorece que olhemos profundamente a vida interior e façamos as transformações urgentes que nos liberem para uma vida renascida. O dia pede transformação na abordagem do cotidiano e dos sentimentos. O Sol infla-se de inspiração e de propósitos libertários ao tocar Urano em Áries. O idealismo e as visões amplas de futuro do Sol Sagitariano ganham então um ar ainda mais futurista, progressista e inovador. Somando-se a Lua Balsâmica e Sol-Urano, temos um tempo que propicia que se olhe para o futuro com esperança, fé e espírito reformador (Sol-Urano) e também com a exata noção das nossas limitações instintivas do mundo ctônico (Lua-Escorpião), mas que ainda assim, se ouse revolucionar a vida, mesmo que ela pareça cinza e desolada – aliás, quanto mais cinza, maior a necessidade de se sacudir a desolação em favor de um novo ímpeto criador. Contudo, precisamos lembrar que o Sol também está em quadratura a Quíron em Peixes e isso coloca um freio à inflação que, de outra forma, poderia ser excessiva. Não adianta inflar-se de entusiasmo vazio, é preciso levar em conta as impossibilidades da dimensão em que vivemos. É preciso ainda pensar na cura do mundo, numa transformação coletiva e não apenas individual, curar o mundo e torná-lo um lugar melhor para a raça humana, dizia a canção, essa raça tão contraditória e cheia de dilemas, tão falível e tão cheia de potenciais…

A Lua Escorpiana faz sextil a Júpiter na madrugada da QUARTA-FEIRA, ficando vazia logo depois, às 04h40min. Ingressa em Sagitário somente às 20h25min, portanto, mais um dia inteiro de Lua Vazia. De Sagitário a Lua faz sesqui-quadratura a Urano em Áries. O Sol está em quadratura plena a Quíron em Peixes. Sol em quadratura a Quíron, Lua Vazia e Balsâmica, em Escorpião… Precisa dizer mais? Melhor enfiar a viola no saco e relaxar, tirar o dia para si mesmo, evadir-se da vida e do mundo objetivos, que nada têm a nos oferecer hoje… Sim, é claro, o calendário mundano difere do astral e ainda precisamos exercer nossos papéis sociais, profissionais, funcionais… Então, já que não tem outro jeito, façamo-lo, mas com economia de energia, em mode meditativo, reflexivo, sem expectativas outras que não seja o existir plenamente, apenas ser, prescindindo do fazer, especialmente do fazer vazio de sentido.

A quadratura Sol-Quíron alerta para a sensação de insegurança profunda, de auto-dúvidas e incertezas que não vão embora nem com reza braba, portanto, não adianta tentar escamotear ou fingir que não está sentindo, isso só piora o quadro todo. Admitir as próprias fragilidades é o primeiro passo para fazer as pazes com elas. Neste caso, o confronto tem a ver com nossas grandes esperanças, otimismo e fé; com os sistemas de crenças e a espiritualidade; com nossos códigos morais; a Imago Dei, a imagem de Deus; o conhecimento, que dominamos ou não e que pode ter se tornado o deus da nossa era… Quíron vem lembrar de maneira desconfortável de que por mais que não queiramos ver, existe um lado capenga, trôpego e incompleto em cada umas dessas esferas de vida. A própria Imago Dei é manchada porque vemos nela um deus que nos falha, que nos abandona, como abandonou ao seu próprio Filho, um deus que nos deixa sós, a amargar nossas imperfeições e desobediências… Mas para além das nossas reclamações, sejam elas mesquinhas ou nobres, há o princípio da cura também em operação; o princípio da aceitação que leva à sabedoria e à serenidade. Então, não se trata somente de sofrimento, mas do que fazemos com o sofrimento e como o significamos, porque no fim, tudo ainda é uma questão de perspectiva e disso, o Sol Sagitariano entende muito bem.

Mercúrio ingressa em Capricórnio à 00h35min da QUINTA-FEIRA. A Lua, já em Sagitário, percorre os últimos graus da fase Balsâmica e faz conjunção a Saturno e quadratura a Netuno em Peixes – leia sobre a quadratura Saturno-Netuno. Marte em Libra está em oposição plena a Urano em Áries e ainda em quadratura a Plutão. O Sol segue em quadratura a Quíron e se aproximando da quadratura a Júpiter em Virgem. O dia fica afogueado e propenso a Calcinatios aqui, ali e acolá. Para onde olhamos lidamos com tensões e desafios ao nosso controle emocional e ao otimismo. Continuamos ou desistimos de vez? Vale a pena essa luta toda? Para quê? Com quem ou com o quê mesmo estamos lutando? Parece demasiado grande e poderoso para nossas parcas e debilitadas forças. Em última instância, nunca é demais lembrar, estamos lutando conosco mesmos, contra nossos marasmo, contra nossas próprias inseguranças ou contra nossa sombra mais densa e mais cruel. Lutamos contra a tendência regressiva ao vitimismo e à manipulação. E se lutamos contra isso dentro de nós, é bom que fique claro, já estamos combatendo isso também no mundo e  no coletivo, porque o mundo vive em mim, o mundo exterior é reflexo do meu interior, uma compilação das projeções de todos os humanos que já existiram e existem. Portanto, o combate do que quer que nos desanime e enfureça no mundo lá fora começa por combater este mesmo mal dentro de nós. E por mais desamparo que sintamos, confiemos que dentro de nós há uma rocha firme e sólida que nos amparará nos momentos mais difíceis.

A Lua é Nova a 19° de Sagitário, às 08h29min da SEXTA-FEIRA. A Lua se renova em aspecto harmonioso a Marte em Libra e a Urano em Áries, mas, principalmente, cindida pelo dilema representado por Júpiter em Virgem e Quíron em Peixes, planetas com os quais faz quadraturas e que estiveram ativados toda a semana pelo Sol. Quíron também recebe o quincunce exato de Marte hoje e Vênus faz trígono a Netuno. É o dilema entre negar veementemente nossas fraquezas e fingir que não existem e nãos as vemos, fascinados apenas pela nossa própria luz e senso de grande importância e o desamparo e a sensação de sermos desvalidos num mundo em decomposição, em ruínas. A fragmentação da nossa fé e otimismo mais preciosos que nos mantiveram de pé até aqui. Se isso nos for tirado, o que nos restará? Com o Sol e Lua em Sagitário e em quadratura a Júpiter, é provável que “escolhamos” olhar somente para a luz, a luz que nos cega e nos impede de ver a realidade da nossa vulnerabilidade. Mas o espírito Sagitariano precisa ser o conciliador dessas discrepâncias e incongruências, precisa achar o meio termo entre dor e alegria, encarar a dor sem cair no desespero e vivenciar a mais pura alegria sem cair no histerismo ou histrionismo…

O Símbolo Sabiano da Lua Nova vem chamar a atenção para a relação Homem-Natureza: “Numa vila antiquada do Norte, homens cortam gelo de um lago congelado para usar durante o verão”. O símbolo fala de se prever necessidades futuras e de se usar os recursos naturais com sabedoria para suprí-las. O problema é que não temos usado nada com sabedoria neste nosso mundo moderno, muito menos a Natureza e mais uma vez, levamos um chacoalhão para nos atentarmos a este fato. Se usamos com sabedoria, sempre teremos, do contrário, os recursos logo se esgotam e somos obrigados a lidar com a escassez e a falta. O futuro da escassez de recursos, que julgávamos tão distante, chegou. E este é outro dos confrontos do qual não podemos fugir: Precisamos lidar de maneira muito consciente (Sol) e também envolvendo o coração e a alma (Lua), com a necessidade de expansão e crescimento (Júpiter), num mundo e planeta dilacerados e já excessivamente machucados, no corpo e na alma (Quíron em Peixes). Não é tarefa para um dia só, nem mesmo para um ciclo, mas em algum momento se precisa plantar a semente da reflexão, da transformação das crenças que dizem que o homem domina e é senhor indiscutível da Natureza. Quem ri por último ri melhor, diria a Grande Mãe… Vamos querer pagar para ver? Num tom mais positivo, a Lua Nova fala de conhecimento, da sabedoria e de como usamos isso para melhorar nossa vida e este Símbolo nos remete diretamente à necessidade de se planejar o futuro, algo que é enfatizado pelos contatos a Júpiter e a Urano, portanto, não desperdicemos esta oportunidade!

Dona Lua está renovada e abre o SÁBADO fora de curso em Sagitário. Ingressa em Capricórnio  às 04h47min e logo faz conjunção a Mercúrio. Mais tarde trava um diálogo harmonioso a três, com Vênus em Escorpião e Netuno em Peixes, influências que a deixam menos sisuda e mais afável e sensível. O dia está ainda introspectivo, mas propício ao trabalho e às tarefas e deveres que porventura tenhamos deixado por concluir nos períodos de Lua vazia. Este é um sábado laborioso, mas que também favorece a comunicação e os encontros que tenham objetivos práticos. A Lua, mais comedida e contida, digere as experiências da renovação e junto com Mercúrio planeja os próximos passos práticos do desdobramento do ciclo que iniciou. Ainda não é hora de começar, a Lua continua escura. Aguardemos o terceiro dia, quando ela aparecer como um anel fino no céu. Mercúrio está na fase Epimeteu, quando se põe depois do Sol, sendo atualmente a estrela mais brilhante no entardecer, já que Vênus continua a aparecer como Estrela da Manhã e Júpiter também já está no alto do céu quando o Sol se põe. Onde houver céu limpo será possível ver a conjunção Lua-Mercúrio no entardecer do sábado, dia 12.

DOMINGO é dia do Sol, que está em quadratura quase exata a Júpiter, seu dispositor. O dia está abrasivo, com a Lua Capricorniana conjunta a Plutão e fazendo quadraturas a Marte em Libra e a Urano em Áries. A Lua ainda faz sextil a Quíron em Peixes e também se anima um pouco ao dialogar com Júpiter em Virgem. O dia é de descanso, mas nos sentimos sobrecarregados e pressionados pelo tempo e por tarefas ou conflitos internos que precisam ser dirimidos e solucionados antes que degringolem em eventos desagradáveis de resultados incertos e inesperados. Estas influências pedem que lidemos honestamente com estes dilemas ou invocamos indivíduos outros para levá-los a cabo por nós. A Lua e Plutão em Capricórnio são o foco da T-Square que tem por base a oposição Marte-Urano e sinaliza a necessidade de se agir com maturidade e sobriedade em todas as situações. Contenção e maturidade emocional para lidar com o bully interior que se projeta no “crápula” que parece saber apertar todos os nossos botões. Capricórnio fornece a maturidade necessária e ainda a capacidade de se lidar com os sentimentos tumultuados de maneira pragmática e até produtiva. Contudo, ainda pode haver problemas com hierarquias, conflitos de ego e de poder e o melhor é sempre manter em cheque os indicadores de frustração e agressão, para que não levemos uma rasteira de nossas próprias emoções tumultuadas.

Uma feliz e serena semana para você! Que seja produtiva, de luz e paz!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!