LUA NOVA EM LIBRA – O Amor é a recompensa quando se resolveu os próprios problemas

Lua Nova em Libra 2012LUA NOVA EM LIBRA  (15 Outubro 2012)

“O amor é a recompensa quando se resolveu os próprios problemas”
Leila Diniz

Depois de toda a tensão e inquietude das ultimas semanas, da sensação de desastre iminente e da subsequente liberação de energia da Lua Cheia de Áries, a Lua Nova em Libra desta manhã nos propõe um descanso e uma trégua depois da tempestade, alías, trégua essa muito bem vinda. Perceberam como o ar parece mais limpo e sereno?

Quase uma sensação de … vazio!

Libra tem essa caracteristica de equilibrio, serenidade e refinamento, de se estar elevado, um pouco acima das cruezas da vida, longe do grotesco e do banal. Mas não se engane, sendo Libra o signo do relacionamento por excelencia, as questões eu versus o outro continuam mais pertinentes do que nunca. A guerra continua! Agora somos convidados a refletir sobre nossos ideais e aspirações mais elevados . Especialmente, sobre nossos ideais no que tange a relacionamentos. Sendo um signo de ar, Libra é bastante mental e tem a vantagem de oferecer distanciamento e um certo desapego das emoções turbulentas. E, estando Venus, regente de Libra em Virgem, as propostas colocadas na mesa de negociações – não podemos esquecer que todo relacionamento sempre é baseado em negociações – são muito mais acuradas, sóbrias, práticas e úteis.

Mas isso é só a camada superficial da cebola. Na verdade, Venus em Virgem nos sugere um voltar-nos para dentro, para a negociação mais importante de todas: com nós mesmos. Até onde estamos dispostos a ir, do que estamos dispostos (ou não) a abrir mão para acolher o outro em nosso mundo? Essas decisões precisam ser tomadas de forma consciente e íntegra pois se não as tomamos por nós mesmos, os outros ou a vida o farão à nossa revelia.

Venus em Virgem ainda nos estimula a buscar o que nos faz inteiros, virgens, no sentido original da palavra, ou seja, um em nós mesmos, donos de nós mesmos. Em outras plavras, Virgem nos incita gentilmente a buscar nossa independência e auto-suficiência ao invés de nos emaranharmos em relacionamentos baseados na dependência emocional, o que nos torna um peso para o outro e nos faz perder o respeito próprio. Para Virgem, integridade interior e auto-suficiência são os valores maiores e quando esses valores ficam distorcidos e a integridade interior não é respeitada, o indivíduo pode cair na armadilha cruel do criticismo mesquinho e dos ritualismos obsessivos. Esse é um ponto que vale a pena prestar atenção.

Algo que eu também não poderia deixar de mencionar aqui é que no momento de sua conjunção com o sol, a lua está também em conjunção a Netuno por declinação, algo que não é comumente observado. Sendo Libra um signo extremamente idealista, essa conjunção da lua com Netuno por declinação adiciona um outro tipo de idealismo, o do relacionamento perfeito, o do casamento sagrado e místico. O anseio de voltar à unidade com Deus ou com o cosmos, com a fonte da vida, ou ainda com o útero materno, onde éramos um com nossa mãe. O risco que corremos aqui, e ao qual precisamos ficar muito atentos, é o de projetar no outro e nos nossos relacionamentos essa qualidade salvadora, de querermos nos fundir ao outro e perder nossa individualidade e autonomia em nome de uma pseudo-redenção. Sempre é válido nos perguntar se não estamos buscando em nossos parceiros o amor incondicional que só é dado pelos pais; se não estamos projetando no companheiro os conflitos e situações mal resolvidos da nossa infância, esperando que o outro supra a carência infinita que carregamos sabe-se Deus desde quando. Convenhamos, é muita responsabilidade pra se colocar nos ombros de qualquer pessoa. É no minimo injusto com o outro e definitivamente uma receita para o fracasso da relação – e depois não sabemos porque nossas relações não dão certo… Nesse caso, como diz Jorge Luis Borges, que tinha Venus e Mercurio em aspecto com Netuno, “apaixonar-se é criar uma religião cujo deus é falível”.

Então, Essa Lua Nova em Libra, regida por Vênus em Virgem, mais uma vez nos coloca o desafio de nos responsabilizarmos por nossas escolhas e decisões, e em última instância, de nos responsabilizarmos por nossa própria felicidade, ao invés de esperar que o outro se encarregue disso.“O Amor é a recompensa quando se resolveu os próprios problemas”, já dizia Leila Diniz, que com certeza tinha a lua em Virgem.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!